Nessa terça-feira (27), ocorreu em São José dos Campos (SP) o primeiro voo da mais nova aeronave fabricada pela Embraer, o Legacy 500. Com o novo avião, a fabricante quer se tornar mais competitiva no mercado de aviões executivos, fatia que a empresa ainda não possui uma participação.
O Legacy 500 levou quatro anos para ser projetado, a um custo de R$ 1,5 bilhão. Possui capacidade para até doze passageiros, e deverá custar R$ 40 milhões, devendo entrar em serviço no ano de 2014, quando acaba o período de testes.
A aeronave é a primeira desse porte a ter a tecnologia fly by wire, que substitui os tradicionais controles hidráulicos, formados pelo conjunto de alavancas, cabos e engrenagens, por informação digital, transmitida por fios.
Boeing e Airbus oferecem essa tecnologia, mas não para aviões de pequeno porte: “Nesse segmento onde nós estamos entrando com o Legacy 500 nenhum outro fabricante tem disponível. O Legacy 500, ele muda a plataforma, o nível tecnológico, ele tem um sistema de comando de voo eletrônico”, explicou Marco Túlio Pellegrini, vice-presidente da Embraer.
A participação dos pilotos de ensaio da empresa foi importante na composição do cockpit, que não possui o manche, mas está mais moderna, segura e confortável: “O que nós decidimos foi a utilização de um side stick, que é um comando que substituiu o tradicional que fica no centro do painel, o que nos fez ganhar volume”.
“Esse avião é mais sólido, muito mais estável em turbulência, ele não chacoalha tanto”. Isso traz vantagem ao passageiro que sente um voo mais confortável e ao piloto, porque ele consegue manter uma trajetória mais estável”, explicou Mozart Louzada, piloto de testes da fabricante.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Embraer