Estrutura de uma Oficina de Manutenção Aeronáutica Básica

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Olá pessoal, sou o Álvaro Lemos (nome de pista: Baiano), e venho da cidade de Vitória da Conquista (BA). Tenho 32 anos, trabalhei como Mecânico Aeronáutico na cidade de Pará de Minas (MG), na Oficina TBA – Tecnologia Brasileira em Aeronáutica. Atualmente, estou retornando a cidade de Goiânia (GO), onde retomarei meu curso de Manutenção e PPA.

Muitas vezes você deve ter se perguntado como funciona a profissão de Mecânico Aeronáutico, e como seriam os bastidores de uma oficina. Nossas postagens trarão informações úteis a todos amantes da Aviação, Pilotos, Mecânicos e estudantes PPA.

Mas como funciona uma oficina?

A estrutura de uma Oficina Aeronáutica é dividida em setores ou departamentos, onde cada mecânico exerce uma atividade de acordo com sua especialização:

Sala Vip

A maioria das empresas de manutenção é baseada em aeródromos e aeroportos, possuindo uma estrutura básica para receber os pilotos que trazem suas aeronaves. Estas salas podem dispor de TV, ar condicionado, internet, mesa de reuniões ou até mesmo alojamentos para pernoites.

Setor de Hidráulica

É o Departamento responsável por toda parte hidráulica das aeronaves, como freios, trens de pouso, sistemas hidráulicos em geral. Dispõem de laboratórios para testes ou checagens dos equipamentos ou cilindros.

(Imagem: Poder Aéreo)

Departamento GMP

Setor onde tenho trabalhado como mecânico atualmente. Lá, são feitas as desmontagens, limpezas, inspeções, recuperações de peças (se necessárias), montagens e anotações pertinentes aos motores recebidos.

 

(Imagem: Arquivo pessoal)

Departamento de Célula

Responsável por toda estrutura da aeronave no que diz respeito a asas, fuselagens, portas, janelas, e peças que  a compõem.

 

(Imagem: Arquivo pessoal)

Departamento de Aviônicos e Elétrica

Setor que cuida de tudo que diz respeito aos sistemas eletro-eletrônicos das aeronaves. Os aviônicos compõem todo o painel de voo, navegação e de operações de sistemas do avião.

 

(Imagem: Arquivo pessoal)

Departamento de Chapeamento e Pintura

Realiza todos os serviços estruturais, recuperações, ou reforços na estrutura de fuselagem. O mecânico desse setor é chamado ‘chapeador’, sendo uma figura cada vez mais escassa por falta de mão de obra qualificada.

(Imagem: Arquivo pessoal)

Departamento de Documentação e Nacionalização

Esse setor cuida da parte burocrática de todas as aeronaves em manutenção nos seus hangares. Todo avião possui cadernetas de células, GMP e aviônicos. Esse documentos atestam que a manutenção está em dias, e quais os problemas ocorreram ao longo da história de voo do mesmo.

A nacionalização, é o processo que torna a aeronave recém comprada do exterior  em uma aeronave nacional. Literalmente, é esse setor que requere a Anac o direito do explorador ou proprietário de voar no território nacional com matricula brasileira. 

 

(Imagem: Reprodução)

Em nossa próxima postagem, abordaremos a respeito da estrutura do setor de GMP, e sobre como são feitas as revisões periódicas das aeronaves.

Oscar  Lima Alfa amigos!

Álvaro Lemos
Mecânico GMP

Renato Cobel
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