Estruturas Fenomenais: Hangar B

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Olá senhores! Hoje falaremos do Museu Aeronáutico de Tillamook, mais precisamente do Hangar B. Uma estrutura que foi ao extremo da engenharia e obteve sucesso durante a Segunda Guerra permanecendo até hoje.

O Hangar B foi construído pela Marinha dos EUA em 1942 durante a Segunda Guerra para a Estação Aérea Naval de Tillamook e foi desativado em 1948, no entanto, em seu tempo de funcionamento, foi a casa de um esquadrão de oito dirigíveis militares.

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O hangar está localizado ao sul de Tillamook, Oregon, escondido em um profundo vale verde cercado de fazendas, medindo 90 metros de largura, 326 metros de comprimento e com suas portas pesando 30 toneladas cada uma.

Poucos anos antes da Segunda Guerra Mundial, o governo americano estava ficando cada vez mais preocupado sobre possíveis frotas de submarinos japoneses. Era difícil imaginar uma frota de navios de guerra de superfície skulking navegando despercebidamente através do Oceano Atlântico para atacar os EUA. Mas um submarino poderia fazer exatamente isso, se escondendo lá, a espera de uma oportunidade, por meses a fio.

Aviões regulares foram eficientes contra submarinos, mas não poderiam ficar no ar por muito tempo e não tinham a capacidade de passar sobre um local durante o dia todo. Optaram por dirigíveis; embora parecessem perfeitos, sua principal desvantagem é que eles eram enormes e fáceis de serem abatidos. Mas para defender o continente dos EUA não eram um problema.

Assim, a Marinha deu início à construção de uma rede de 17 enormes hangares para dirigíveis em locais estratégicos e abrigados em todo o litoral norte americano. Para cobrir a área da costa oeste de Seattle até o norte da Califórnia, a Marinha construiu dois desses galpões enormes em Tillamook.

Devido ao racionamento de aço e ferro durante a Segunda Guerra Mundial, os galpões foram construídos inteiramente de madeira. Embora o Hangar A tenha sido destruído por um incêndio em 1992, o Hangar B foi listado no Registro Nacional de Locais Históricos em 1989 e continua a ser, possivelmente, a maior estrutura de madeira do mundo. Atualmente, abriga o Museu Aeronáutico de Tillamook.

O hangar histórico enfrenta um futuro incerto, resultado de uma necessidade de reparos caros e de uma decisão do museu anunciada em abril de 2013, para se deslocar de Tillamook. A data da mudança ainda não foi decidida, mas a concessão do museu do hangar termina em janeiro de 2016.

Andrews Claudino