Após reformar um trecho de mais de 1 quilômetro da pista do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, o Exército Brasileiro, através de seu Departamento de Engenharia, devolveu aos cofres públicos R$ 150 milhões que foram economizados durante a reforma.
De acordo com o coronel Carlos Alberto Teixeira, comandante do “Destacamento Guarulhos”, que reúne 137 militares, a reforma durou quatro meses de trabalho, inclusive aos sábados, e foi concluída com quatro dias de antecedência, economizando aproximadamente 30% do valor previsto.
Durante a rápida cerimônia, que contou com militares de alta patente, como o general Wagner Oliveira Gonçalves, diretor de Obras de Cooperação do Departamento de Engenharia do Exército, a Infraero não permitiu a presença da imprensa.
O superintendente da Infraero Guarulhos, Lucínio Baptista da Silva, recebeu o termo de conclusão da obra. Depois, no refeitório da “vila militar” do Exército, no final da Hélio Smidt, o general Gonçalves e o tenente-coronel Teixeira reuniram em almoço cerca de 100 militares e civis envolvidos na obra.
A obra consistiu na construção de duas pistas secundárias de saída rápida para as aeronaves, reasfaltamento de 1.060 m, nova iluminação, sinalização e grooving (ranhuras para facilitar a frenagem). Os demais 2.640 m passarão pela mesma reforma, em datas não fixadas.
Ainda há esperança. Quem está entre os órgãos mais mal-aparelhados é aquele que realiza seus serviços no prazo, com economia e eficiência.
Por Antonio Ribeiro