FAA anuncia revisão em Boeing 787

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Nessa sexta-feira (11), a FAA anunciou que revisará os sistemas do Boeing 787 Dreamliner, além de sua concepção, fabricação e montagem final, desde a fabricação das menores peças até os primeiros voos de teste. O trabalho será feito em conjunto com a Boeing.

O órgão estadunidense afirmou que o objetivo da revisão é validar o trabalho realizado durante o processo de certificação da aeronave e garantir que o modelo atenda às próprias exigências de segurança da FAA.

Ray LaHood, secretário de Transporte dos EUA, divulgou um comunicado no site da FAA: “A segurança do público que viaja é a nossa prioridade. Esta revisão vai nos ajudar a olhar para a raiz das causas e fazer tudo o que for possível para prevenirmos eventos semelhantes no futuro”, afirmou.

Uma equipe de engenheiros do órgão e da fabricante estadunidense deverão analisar os sistemas de energia elétrica da aeronave e de distribuição, além da maneira como sistema elétrico e mecânico interagem. A inspeção terá início em Seattle, devendo ser expandida para outros locais ao longo dos próximos meses:

“Estamos confiantes de que a aeronave é segura. Mas precisamos ter uma compreensão completa do que está acontecendo. Estamos realizando a revisão para assegurar que a aeronave atenda aos nossos altos padrões de segurança”, alega Michael P. Huerta, administrador da FAA.

Alguns dados do órgão afirmam que foram registradas 200 mil horas de trabalho durante o processo de certificação do 787 por seus técnicos, além de vários testes de voo. Hoje, a United Airlines opera com seis aviões do tipo, mas existem atualmente 50 aeronaves pelo planeta.

A Boeing se manifestou após a divulgação da inspeção por parte da FAA: “Estamos confiantes no projeto e desempenho do 787. É um avião seguro e eficiente, que traz enorme valor para nossos clientes e uma melhor experiência de voar para os seus passageiros”, afirma a construtora.

Os dados dão conta de que o modelo possui 50 mil horas de voo e mais de 150 voos ocorrem diariamente: “Nossa prática padrão nos chama a aplicar uma validação rigorosa e permanente de nossas ferramentas, processos e sistemas, para que possamos assegurar sempre que nossos produtos trazem os mais elevados níveis de segurança e confiabilidade aos nossos clientes”, afirma a Boeing.

Confira aqui o último incidente ocorrido com a aeronave.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Airline Reporter

Renato Cobel
Redes