Hoje iremos falar do filme “Tora! Tora! Tora!”, gravado em 1970.
“Em 1941, o Japão busca a resolução de uma série de questões com os Estados Unidos na embaixada de Washington. Caso a diplomacia falhe, os militares planejam um ataque surpresa durante uma manhã de domingo na base norte-americana de Pearl Harbor. Conforme a inteligência americana decodifica as mensagens diplomáticas japonesas, poucos membros do alto-escalão americano se dispõem a acreditar na possibilidade de um ataque, ou em onde ou como este pode acontecer.”
O filme em si é sensacional, um dos poucos que retrata a verdadeira história sobre o ataque. Os diretores focaram-se mais em expor como foi a história, mostrando desde as ações estratégicas até o incrível bombardeio, envolvendo muitos efeitos visuais surpreendentes. As cenas de batalha são muito bem executadas. O uso de aviões e outros equipamentos verdadeiros durante a filmagem confere ao filme um extremo realismo.
Algumas pessoas sentiram falta da dramaturgia, da interação entre os personagens, mas focando o contexto histórico, o filme é excelente. Seu realismo não seria possível sem a participação de Minoru Genda, o principal planejador tático do ataque de Pearl Harbor. Ele sobreviveu à guerra e participou da produção do filme como consultor técnico.
Para quem não conhece ainda, vale muito a pena. Confira o trailer:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=OYkB-2O8MJI]
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015