As 10 aeronaves mais produzidas do mundo

posted in: Artigos | 4

Capa Aviões Mais Produzidos

Uma das formas de conhecer o mercado da aviação é conhecer as aeronaves que o compõem. Tal como cada tarefa exige uma determinada ferramenta, cada ramo de atuação aeronáutica possui um tipo específico de aeronave: instrução, aviação militar, taxi aéreo, aviação executiva, linha aérea, aviação agrícola, lazer e desporto… Os usos e aplicações são inúmeros, e como tal, os projetos de aeronaves seguem a mesma diversidade.

Dentro de cada ramo de atuação, sobressaem-se também os projetos mais bem sucedidos. Uma aeronave segura, confiável, bem adequada ao seu uso e com boa relação custo-benefício tende a se tornar uma constante em seu segmento. E assim sendo, sua produção e vendas atingem números expressivamente superiores aos de seus concorrentes.

Conhecer as aeronaves mais produzidas, portanto, é conhecer os ramos mais ativos da aviação, além de saber quais características compõem os mais bem sucedidos projetos aeronáuticos. Pensando nisso, preparamos uma lista com as dez aeronaves mais produzidas na atualidade.

10. Boeing 737

10 - Boeing 737

Conforme já citamos no artigo “Os 10 aviões mais utilizados em linhas aéreas”, o Boeing 737 é a aeronave comercial mais construída da história da aviação, com quase 8.000 unidades produzidas ao longo de 47 anos de operação. É uma prova da longevidade de um projeto bem sucedido, e do quanto a aviação comercial doméstica e de médio alcance apresenta uma alta demanda de produção de aeronaves.

9. Cessna 206

09 - Cessna 206

O Cessna 206 é definido pela própria fabricante como “um veículo esportivo-utilitário do ar”. Podendo ser configurado em várias versões, desde tradicionais até anfíbias, o Cessna 206 é utilizado para fotografia aérea, salto de pára-quedas, uso particular, e em alguns casos, até mesmo operação militar. Países como Argentina, Colômbia e Israel, entre muitos outros, também empregam o C206 em suas forças aéreas. Sua produção, que ocorre continuamente desde 1962, já ultrapassou as 8.500 unidades.

8. Chotia Weedhopper

08 - Chotia Weedhopper

O Chotia Weedhopper é um pequeno ultraleve, no tradicional estilo trike. Produzido desde 1977, sua estrutura simples é de fácil montagem, requerendo de 25 a 30 horas para ser montado por apenas uma pessoa. Ao longo de sua história, mais de 13.000 unidades foram vendidas. Seu grande trunfo comercial foi trazer grande facilidade à prática do voo desportivo. O Chotia Weedhopper pode ser facilmente transportado em um reboque e armazenado em uma garagem, além de requerer apenas 100 pés de comprimento de pista (não necessariamente homologada) para pousos e decolagens. Assim, dispensa o uso de hangares ou pistas de pouso convencionais.

7. Bell Huey/Iroquois

07 - Bell UH-1

O Bell UH-1 Iroquois é o helicóptero mais produzido no Ocidente. Seu projeto foi solicitado à Bell Helicopter em 1952 pelas forças armadas americanas, que precisavam de uma nova aeronave de evacuação médica (MEDEVAC). O “Huey”, como ficou conhecido, fez seu primeiro voo em 1956, e entrou em serviço pela primeira vez durante a Guerra do Vietnã. Nos Estados Unidos, serviu à Força Aérea, aos Fuzileiros Navais, ao Exército e à Marinha, além de voar a serviço de, pelo menos, nove países aliados. Sua produção já atingiu as 16.000 unidades.

6. Mil Mi-8

06 - Mil Mi-8

O Mi-8 “Hip” é o helicóptero mais produzido em todo o mundo. Produzido pela Rússia, é utilizado nas Forças Armadas de inúmeros países – inclusive, acredite, dos próprios Estados Unidos. É baseado em outro projeto bem sucedido, o Mi-4, distinguindo-se deste pelo seu grupo motopropulsor, que conta com dois motores a reação. Tendo voado pela primeira vez em 1967, já soma mais de 17.000 unidades produzidas.

5. Beechcraft Bonanza

Bonanza V35

O Beechcraft Bonanza é famoso no mundo inteiro por sua variante com empenagem em “V”. Introduzido no mercado em 1947, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Bonanza foi a resposta da Beechcraft ao seu concorrente direto, o Cessna 195. Enquanto o Cessna ainda guardava semelhanças com as aeronaves anteriores à Segunda Guerra – como as asas altas e trem de pouso convencional – o Bonanza se assemelhava mais aos vitoriosos caças, com trem de pouso triciclo e asas baixas, além de possuir um motor radial de 6 cilindros. É utilizado como aeronave particular e em voos charter, além de ser empregado na logística militar de países como o próprio Brasil. Mais de 17.000 unidades do Beechcraft Bonanza já foram produzidas.

4. Antonov An-2

04 - Antonov An-2R

Proveniente da mesma família do maior avião do mundo, o Antonov An-2 é um monomotor biplano produzido em massa pela Rússia. Desenhado primordialmente para uso agrícola, o “Colt”, como também é chamado pela OTAN, é utilizado ainda no lançamento de paraquedistas e como transporte utilitário. É capaz de operar em condições extremas, voando sob baixas temperaturas e decolando ou pousando em pistas de condições mais precárias. Produzido desde 1947, em seu aniversário de 45 anos passou a figurar no Livro Guiness dos Recordes, como a aeronave de mais longo ciclo de produção até então. Atualmente, mais de 18.000 exemplares do Antonov An-2 “Colt” já foram produzidos.

3. Cessna 182 Skylane

03 - Cessna 182 Skylane

O Cessna 182 Skylane foi criado como uma atualização de seu modelo predecessor, o Cessna 180. Suas melhorias em relação ao modelo 180 incluíram uma fuselagem maior, vidro traseiro de visão ampla (não bipartido), maior espaço de bagagem e peso máximo de decolagem, além de novos modelos de trens de pouso. Uma de suas variantes, já não mais produzida, apresentava trens de pouso retráteis, algo incomum em monomotores. O sucesso dessa reformulação de projeto levou esta aeronave de uso primordialmente particular a ultrapassar as 23.000 unidades produzidas, conforme números do ano de 2012.

2. Piper Cherokee

05-456_Cherokee6

O Piper PA-28 Cherokee é uma aeronave leve, de asa baixa e trem de pouso do tipo triciclo, utilizado em voos de instrução, taxi aéreo e uso pessoal. Foi também produzido no Brasil pela Embraer, sob licença da Piper Aircraft, recebendo o nome de Embraer Tupi. É até hoje uma das aeronaves mais encontradas nos aeroclubes de nosso país, formando pilotos privados e comerciais. Pode ser encontrado em versões com trens de pouso, flutuadores e até mesmo trens de pouso retráteis. Fabricado desde 1960, sua produção já ultrapassou 32.000 unidades.

1. Cessna 172 Skyhawk

01 - Cessna 172 Skyhawk

Não importa em qual área da aviação você atue, seus primeiros passos como piloto passarão sempre pelo mesmo caminho: o voo de instrução. Não por acaso, o avião mais produzido no mundo pertence justamente a essa categoria. Fabricado desde 1956, o Cessna 172 Skyhawk é a aeronave mais produzida da história da aviação, ultrapassando os 43.000 modelos já entregues. Seu design simples e eficiente faz dele a aeronave ideal para a formação de pilotos, de forma que sua presença é predominante em aeroclubes e escolas de aviação ao redor do mundo. O Cessna 172 é também uma ótima opção para voos panorâmicos e particulares, confirmando uma antiga constatação: as ideias mais geniais são sempre as mais simples.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)