Teorias Rotativas 06

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Olá leitores do Canal Piloto!

Hoje escrevo novamente a coluna em clima de comemoração, agora pelo meu check de INVH! Mas sem mais delongas, vamos ao assunto de nossa 6ª coluna: os eixos de movimentação das pás dos helicópteros! Mas não confunda: na nossa última coluna vimos quais são os eixos de movimentação do helicóptero como um todo, e hoje veremos especificamente das pás! Sendo fácil de confundir os assuntos, recomendo que o candidato à prova da ANAC não procure decorar, mas sim compreender os conceitos. Então vamos lá:

  •  Eixo longitudinal: é o eixo que atravessa toda a pá da raiz à ponta e em torno do qual é realizado o movimento de mudança de passo. Esse movimento é o maior responsável pelas mudanças no ângulo de ataque das pás e, consequentemente, pelo controle da sustentação e arrasto gerados pelas mesmas. Todo helicóptero tem mecanismos que permitem esse movimento, que é controlado pelo piloto usando o coletivo e o cíclico simultaneamente.

Arquivo Pessoal – Licença Creative Commons

  • Eixo lateral (ou transversal): é o eixo que atravessa a pá na altura da raiz, “de lado”. Os rotores de tipos semi-rígido e articulado possuem mecanismos que permitem o livre batimento das pás para cima ou para baixo (na vertical, portanto) em torno do eixo lateral, e assim corrigem o problema da dissimetria de sustentação (será explicado em detalhes em outra coluna). Não há comandos que controlem os movimentos nesse eixo, portanto o livre batimento independe da ação do piloto e são realizados por forças aerodinâmicas.

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  •  Eixo vertical: é o eixo que atravessa a pá “de cima para baixo”, próximo à raiz. Em torno desse eixo são realizados os movimentos de avanço e recuo que são pequenas acelerações ou desacelerações que as pás realizam em relação ao mastro. Somente os rotores do tipo articulados possuem mecanismos que permitem o avança e o recuo. Esse movimento também independe da ação do piloto, sendo realizado devido às forças do efeito Coriolis (será detalhado em coluna futura).

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Resumo

Eixo da pá

Movimento

Causa

Resultado

Longitudinal

Mudança de passo

Coletivo e Cíclico

Mudança do ângulo de ataque; controle da atitude de cabine e de altitude;

Lateral ou transversal

Livre batimento

Efeitos aerodinâmicos

Correção da dissimetria de sustentação;

Vertical

Avanço e recuo

Efeito Coriolis

Maior durabilidade dos componentes das pás; pode causar ressonância com o solo;

A coluna de hoje termina por aqui. Na próxima coluna entraremos em detalhes em cada um dos comandos do helicóptero: coletivo, manete, cíclico e pedais.

Um grande abraço e bons vôos,

Renan Montebelo
renanpolo@gmail.com

Renato Cobel
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