Hoje completa 12 anos o “Baby” da família Airbus.
O A318 é o menor da família, com capacidade para 107 passageiros e possibilidade para duas classes. Normalmente, no entanto, é utilizado somente em classe Y pelas aéreas de todo o mundo.
Alcançando até 2.800 km de autonomia em seu peso bruto, o A318 é somente 2,39 metros menor do que o A319. Seu nome original deveria ter sido Airbus A319M5, como era chamado desde o início do projeto, em 1995. Porém, acabou ficando como A318.
Uma das variantes lançadas foi o A318CJ Elite. Com classe única, ele é equipado com motores CFM, e tem um alcance total de 7.400 km e capacidade máxima de 18 passageiros. O A318CJ Elite entrou no mercado para concorrer diretamente com o 737 BBJ. Sua principal distribuidora é a suíça Comlux Aviation.
No Brasil, o A318 é operado somente pela Avianca Brasil, com um total de 15 aeronaves deste modelo, todas com capacidade para até 120 PAX em classe Y.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015