Formação de Piloto Comercial nos EUA 08
Texto: Roger Marcellus – Vitrine: Eduardo Godoi
Saudações galera do Canal Piloto.
Meu nome é Roger Marcellus e essa é a Formação de PC nos EUA
A missão do dia seria simples: Decolar voar 52NM, pousar, decolar novamente e pousar na home base. Seria pura rotina certo? Claro, o problema é que São Pedro não cooperou, aliás dificultou bastante esse voo.
Esse voo começou na noite da quarta-feira quando eu me dei conta que teria que efetuar mais dois pousos para manter a currency (validade) de minha licença de PP. De acordo com a regulamentação americana, para manter a currency é necessário que o piloto tenha efetuado 3 pousos e 3 decolagens em um período de 90 dias diurno e 3 pousos (full stop) e 3 decolagens noturnas.
Minha agenda está cheia nesse começo de ano com várias coisas acontecendo, incluindo falta de capital e uma temporada de ventos realmente fortes, meus voos acabaram sendo prejudicados. Meu currency noturno já era, tenho que voar com um instrutor para restaurar meus privilégios. Hoje seria o voo para evitar que meu diurno fosse cancelado também.
Estou buscando o ATP (Airline Trasnport Pilot) que é o equivalnete ao PLA brasileiro, a FAR 61.153 diz que para qualificar para esse certificado o candidato deve ter mais de 23 anos, ter um bom caráter moral, e 1500 horas de voo total. A definição dessas 1500 horas está na FAR 61.159, o candidato dever ter voado no mínimo:
- 500 horas de Cross-country (navegação);
- 100 horas de voo noturno ou 75 horas de voo noturno com 45 pousos completos (noturno);
- 75 horas de instrumento real ou simulado (sob capota);
- 250 horas como Piloto em comando de aeronave;
Por essa razão decidi que meus voos a partir de agora seriam todos navegações, até atingir as 500 horas. Meu plano de voo para o domingo seria decolar do Potomac Airfield (VKX), voar até o VOR de Notthingham(OTT) e seguir pela radial 080 para chegar ao Ridgely Airpark (RJD).
Seria um voo simples, com 55NM para caracterizar um Cross-Country. Estava tudo planejado, aeronave escalada era o veterano N5477K, um Cessna 172P da GT Aviation. Tudo estava perfeito.
Na sexta fui ver os dados do aeroporto de destino, confesso que me assustei e pensei em mudar meu destino final. O Ridgely Airpark é uma base de paraquedistas e também possui operação de planadores e aeromodelos, além de possuir uma pista mais estreita do que o normal. Pensei bem e decidi ir assim mesmo, seria um desafio bem legal.
O sábado amanheceu chovendo, péssimo sinal. No fim da tarde fui olhar o TAF para o domingo e estava previsto OVC008, abaixo dos mínimos. Fui dormir pensando na possibilidade de ter meu voo cancelado.
Levantei as oito da manha no domingo, abri a janela e tive uma surpresa, pelo METAR quem adivinha:
KADW 191158Z AUTO 01002KT 1/4SM R01L/3500FT FG VV002 16/16 A3018 RMK AO2 SLP226 70006 T01650163 10165 20151 53007
Pois é neblina e visibilidade praticamente zero. Fiquei esperando uma melhora durante praticamente todo o dia e o METAR não melhorou o suficiente nem mesmo para a operação IFR.
Aqui nos EUA nós temos um documento chamado TAKEOFF MINIMUMS, nesse documento o piloto pode encontrar todo tipo de informação sobre os mínimos meteorológicos para decolagem de um determinado aeroporto e mostra também alguns obstáculos. Por exemplo essa é a informação do VKX:
FRIENDLY, MD
POTOMAC AIRFIELD (VKX)
ORIG-A 11097 (FAA)
TAKEOFF MINIMUMS:
Rwy 6, 500-2½ or std. w/ min. climb of 290′ per NM to 700.
Rwy 24, 300-1.
NOTE:
Rwy 6, 50′ AGL trees 300′ left of DER, 75′ AGL trees 320′ right of DER. Tower 1.9 NM from DER, on centerline 301’ AGL/550’ MSL.
Rwy 24,
80′ AGL trees 200′ right of DER. 75′ AGL trees 200′ left of DER. 30′ AGL hanger 200′ from DER, 190′ right of centerline.
Ou seja, para meu voo neste domingo, eu teria que ter no mínimo 299ft para uma decolagem IFR da pista 24. Eu ainda não sou certificado IFR, então teria que ter a compania de meu amigo Scott. Esperamos até o meio dia paraa decoalgem, mas o METAR ainda mostrava:
KADW 191558Z AUTO 08005KT 8SM OVC003 18/18 A3019 RMK AO2 SLP229 T0181018
Estávamos no mínimo para IFR, mesmo assim decidimos não ir pois o TAF previa um deterioração da condição climática. Agora estou aguardando a segunda-feira para ver se será possível fazer o voo pela manha.
O TAF não é nem um pouco animador, porém as imagens de satélite (disponíveis no site do governo americano) são bem animadoras, o IR mostra uma melhora significativa nas condições meteorológicas na região. Vamos esperar amanhecer para ver o que vai acontecer.
Até semana que vem.
Roger Marcellus
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Twitter: @rmarcellus