Formação de Piloto Comercial nos EUA 09

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Formação de Piloto Comercial nos EUA 09
Texto: Roger Marcellus – Vitrine: Eduardo Godoi

Saudações leitores do Canal Piloto.

Meu nome é Roger Marcellus e essa é a coluna Formação de PC nos EUA.

Depois do fiasco do voo que nunca ocorreu no domingo (19/05/2013), a segunda-feira começou já do jeito que eu esperava, nublada com teto do 800ft. Pensei que seria mais um dia sem voar e também um dia mais próximo de ter meus privilégios ‘suspensos’.

Fui para a aula normalmente, bem deprimido, e continuei checando o METAR a toda hora pelo aplicativo FlyQ da AOPA, disponível grátis na App Store. Na hora do intervalo dei uma olhada no METAR novamente, e confesso sem esperança, quando tenho uma surpresa:

KADW 201858Z AUTO 25006KT 10SM CLR 27/19 A3004 RMK AO2 SLP177 T02660193

De OVC008 para CLR em poucas horas, foi a notícia da semana para mim. Estava preocupado pois ainda teria mais duas horas de aula pela frente e tinha medo que o tempo bom não se sustentasse.

Chegando na aula recebi outra boa notícia: Teríamos uma prova e depois estaríamos dispensados.

Vou confessar que nunca achei possível fazer uma prova em tão pouco tempo, antes das quatro eu já tinha terminado e estava pensando em como iria fazer para chegar ao aeroporto.

Entrei na internet e reservei um carro para mim, em uma dessas empresas que alugam carros por hora. Como teria que ir em casa para pegar minha mochila com meu Flight Gear, reservei um carro que estava estacionado lá perto mesmo.

Geralmente eu pego um ônibus até o Pentágono e depois um outro até minha casa, porém hoje eu teria que chegar e sair de casa em menos de 35 minutos, por isso resolvi pegar o metro e pagar US$5,60 ao invés de US$1,60 que eu geralmente pago no ônibus.

No caminho de casa eu entrei no site da GT Aviation e reservei o N65497 para esse voo de hoje que, por puro medo da meteorologia, seria até o aeroporto vizinho de Maryland/Indian Head (2W5). Chegando em casa peguei minha mochila e parti pro carro e do carro para o aeroporto, já com todo o voo planejado em minha mente.

Ao chegar no aeroporto, vejo o pouso do N5477K. Pensei comigo mesmo, acho que o 77K é melhor para esse voo pois já esta pronto para a partida (não teria que soltar as amarras e as travas de segurança da aeronave), isso iria me salvar algum tempo.

Quando O 77K estacionou o Chris (instrutor da GT) saiu. Perguntei para ele como estava o tempo e ele me respondeu que estava muito bom. Nesse momento o piloto de um SR22 se intrometeu na conversa e falou que para os lados de Richmond(sul) tinha uma terrível thunderstorm que impossibilitava qualquer voo na região, inclusive de airliners que estavam desviando da região.

Agradeci as informações e voltei a falar com o Chris que me perguntou qual era meu destino, eu respondi 2W5 e ai veio a surpresa:

– 2W5 is closed, they are building a new rwy (2W5 está fechado, eles estão construindo uma nova pista).

Pensei em um novo destino e logo me veio em mente duas opções, Cambridge ou Stafford. Decidi seguir até Stafford (RMN) pois esse aeroporto possui um sistema chamado AWOS. É uma transmissão que pode ser ouvida pelo sistema COM da aeronave em uma frequência exclusiva, e nessa transmissão são passadas informações sobre a meteorologia local e as condições do aeroporto.

Nesse momento o Chris me ofereceu a troca da aeronave, pois assim ele não teria que amarrá-la. Aceitei a troca e fui mandar o plano de voo:

-Good afternoon, N5477K, I would like to file a FRZ FP (Boa tarde, N5477K, Eu gostaria de enviar um plano de voo para a zona de voo restrito).
– N5477K, go ahead (pode falar).
– N5477K is a C172/G at 110kt departing KVKX at 2215Z, my altitude will be 3000ft direct to Brooke gate in 25 minutes, with 5 hours of fuel on board, pilot name Roger Marcellus, contact number 703-8**-**** carrying one soul. (N5477K é um C172/G, voando a 110kt, decola de KVKX as 2215Z, altitude 3000ft, rota direta para Brooke, tempo de voo 25 minutos, com 5 horas de combustível a bordo, nome do piloto Roger Marcellus, telefone de contato 703-8**-**** levando uma alma a bordo).
– 77K, Roger. May I have your PIN number? (77K, recebido. Qual é seu código de verificação?).
– ******************** (mantido em segredo por razões óbvias).
– Ok, anything else? (Ok, algo mais?).
– Yes, I would like to file a return (Sim, gostaria de enviar um PV para o retorno).
– Go ahead.
– Departure time 2315Z, everything else will be the same. (Partida as 2315Z, o resto fica igual).
– Ok, both plans on the system (ok, os dois PV no sistema).

Como o piloto do SR22 mencionou uma tempestade próxima a Richmond e era exatamente para lá que eu iria voar, resolvi perguntar sobre as condições adversas:

– Do you have any adverse condition for those flights? (Existe alguma condição adversa para os dois voos?).
– No.
-Ok, have a nice day (ok, tenha um bom dia).

Como não confiei muito na resposta, decidi dar uma olhada rápida no radar, percebi que a tempestade estava estacionada em cima da área de Richmond por pelo menos umas 3 horas. Decidi arriscar.

Liguei para o APP Potomac e solicitei um código para o Trasnponder. Código anotado, fiz o check externo na aeronave e estava pronto para a partida. Dei a partida e apertei o PTT para receber o AWOS do aeroporto. Ventos de 240 com 5kt. Decolagem da pista 24, perfeiro pois a partida seria já em rota.

Decolei para um voo extremamente tranquilo, quando troquei a frequência para o APP percebi que o controlador estava extremamente ocupado com o tráfego de aeronaves da base aérea de Andrews, ele estava tão ocupado que nem percebeu que eu tinha deixado o setor dele.

Chamei e avisei, fui orientado a trocar meu transponder para 1200 e estava autorizado a trocar a frequência de comunicação. Sintonizei a freq. de Stafford e ouvi que tinha uma aeronave já na final. Entrei no circuito, que no caso da pista 15 de RMN é pela direita, e fiz um pouso stop and go, outro circuito e um pouso normal, livrando logo na primeira taxiway.

Passando o stopbar parei para aguardar um student pilot que estava saindo do pátio em um C152. Ele encostou em uma área específica para fazer check de motor, continuei na taxiway e anunciei minha decolagem. Nesse momento, tomo um susto:

-Cessna *** backtaxi rwy 15.

Entrei em pânico pois já estava na corrida de decolagem, procurei o Cessna desesperadamente na minha frente e não via nada, quando uma outra chamada (dessa vez uma voz diferente, acho que era o instrutor)

– Cessna *** is not backtaxing, we are lined and waiting, sorry 77K (Cessna *** não está fazendo backtaxi, estamos alinhados e aguardando, desculpe 77K).

Passando isso o voo passou foi tranquilo, pousei no Potomac, reabasteci a aeronave e fiz o taxi até a área de grama que as aeronaves da GT geralmente ficam. Amarrei o 77K, coloquei as travas e fui embora pra casa, com a sensação de missão cumprida e claro o mais importante: privilégios de PPL garantidos.

Bem galera, por hoje é só, semana que vem tem mais.

Bons Voos.

Roger Marcellus
roger.marcellus@icloud.com
Twitter: @rmarcellus

Renato Cobel
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