Formação de Piloto Comercial nos EUA 11

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 Saudações leitores do Canal Piloto,

Meu nome é Roger Marcellus e essa é a coluna Formação de PC nos EUA

Na terra do Tio Sam, existem muitas facilidades para a aviação, penso que a principal delas é a união dos pilotos. Existem várias associações de pilotos, algumas delas específicas e outras mais generalizadas. A que mais chama nossa atenção é a AOPA (Aircraft Owners and Pilots Association) que tem sede em Frederick, MD (KFDK).

Todo piloto nos Estados Unidos conhece a AOPA, sendo que a maioria é membro. Essa associação de donos e pilotos de aeronaves luta pelos direitos dos pilotos, oferece seguros e treinamentos para seus associados.

Hoje gostaria de apresentar aos leitores do Canal Piloto essa facilidade que, entre muitas outras, mostra como voar nos Estados Unidos é mais fácil e mais seguro para os pilotos que possuem a carteira da FAA.

Um dos problemas dos Estados Unidos é justamente a quantidade de regulamentos para a aviação geral e a facilidade de descumprir um desses regulamentos e ser severamente punido. Com muitos espaços aéreo classe B, é muito fácil entrar sem autorização em um deles, multas pesadas e até mesmo a suspensão dos privilégios de voo podem ser aplicados contra o piloto.

Por esse motivo a associação tem um serviço de advogados para proteger o piloto, somos instruídos a não falar com a FAA antes de falar com a AOPA. Assim como no Brasil, o governo tenta empurrar regulamentos exóticos.

Um desses regulamento tentou ser aprovado recentemente no sistema legislativo americano, esse novo regulamento iria cobrar uma taxa de 100 dólares por voo da aviação geral. Eu lembro que recebi várias cartas da AOPA dizendo para ficarmos calmos pois eles iriam tentar anular essa nova medida.

Outra coisa que os pilotos que voam nos Estados Unidos devem se preocupar é: seguro. A maioria das escolas por aqui pedem que o piloto tenha um seguro que cubra o valor de 50/60 mil dólares. Eu lembro que em 2012 eu paguei 600 dólares por esse seguro, e ele é válido por um ano. Além de ser uma exigência da escola, o seguro é uma coisa inteligente a se fazer.

Lembre-se você é responsável pela aeronave e pela vida dos seus ocupantes e pela vida e propriedade que por acaso você destrua em um pouso forçado ou de emergência. Pela AOPA, o seguro muitas vezes acaba saindo mais barato e acaba sendo melhor, pois te dá como “brinde” o auxílio jurídico e um suporte de médicos da aviação.

O benefício mais importante, para mim, é a grande quantidade de cursos disponível para os membros. São cursos que falam desde coisas básicas como o check pré-voo até assuntos mais complexos como o ADS-B. Muitas vezes esses treinamentos contam pontos para o programa Wings do FAA.

Esse programa possibilita ao piloto receber alguns benefícios na hora de obter ou renovar uma habilitação.  Outra coisa muito legal é o serviço “Pergunte ao instrutor”. Nesse serviço, você liga e tira suas dúvidas com um instrutor.

Vou confessar que nunca usei esse serviço, pois meu instrutor estava sempre disponível quando eu tinha alguma dúvida, mas em minhas visitas a FDK eu usei várias vezes a biblioteca da sede da AOPA, que tem um contúdo muito amplo.

Os benefícios de ser filiado a AOPA são enormes. O piloto conta com vários serviços e publicações da AOPA, pode contar com auxílio jurídico, cursos e palestras. Não sei como está a organização dos pilotos no Brasil, quando vim para os EUA essa organização era basicamente o sindicato dos aeronautas.

Ter uma organização que cuida da aviação geral é extremamente importante, já dizia o ditado “a união faz a força”. Unidos, nós podemos lutar por uma melhoria nas condições dos aeroclubes, auxílios a navegação e muitas outras coisas.

Eu, particularmente, penso que a AOPA é um exemplo que devemos seguir pois o modelo funciona muito bem nos EUA e podemos muito bem aplicar a realidade da aviação geral brasileira.

Esse foi meu relato na semana, qualquer dúvida estou sempre pronto a ajudar.

Até semana que vem.

Roger Marcellus
roger.marcellus@icloud.com
Twitter:@rmarcellus

Renato Cobel
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