Formação de Piloto de Planador – Voo 03

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Olá!

Eu sou Carlos Eduardo Damasceno e essa é a coluna sobre Formação de Planador aqui, no Canal Piloto.

No nosso último vôo, contei um pouco sobre a operação em Rio Claro, e como é voar lá! Vamos agora a mais uma aula prática de Planador!

Como de costume, às 8h00min estava pronto para ir ao aeroporto de Jundiaí. Porém, como dependo de carona para ir, me atrasei um pouco esperando ela. 8h20min estava na porta da sede do Aeroclube.

O tempo estava muito bom, sem ventos e céu aberto. O dia seria muito bem aproveitado caso não fosse o fato de que a aeronave rebocadora estava em vôo para Bauru, para levar um Planador monoplace (um assento) para fazer manutenção lá. Eles haviam decolado cerca de 8h00min da manhã, previsto duas horas para ida e duas para volta, com uma parada para reabastecimento.

No processo de translado de planadores, o rebocador o leva até o cone de segurança estar dentro do cone de segurança do aeroporto que irá pousar, e o planador se desliga para pousar. O pouso da aeronave rebocadora em Jundiaí estava previsto para 12h00min.

Sabendo desse atraso, mas com a operação confirmada, fomos retirar o planador (PT-PZA) do hangar (estava em reforma, isso deixou a aeronave muito suja) e levamos para gramado, para limpar o avião e fazer as inspeções interna e externa. Não encontramos nenhuma anormalidade. Depois disso fizemos o briefing da operação.

Feito isso ainda tinhamos mais de duas horas até o início da operação. Fomos à lanchonete do aeroporto tomar outro café da manhã, e bater um papo para passar o tempo. Ficamos um bom tempo lá e voltamos ao APP (Aeroclube Politécnico de Planadores). Quando estávamos entrando no prédio, vimos o PP-HRS (rebocador) livrando a pista na taxiway, que dá acesso ao nosso hangar. Ele tinha pousado na 18, e estava adiantado cerca de 20min.

O instrutor checou a meteorologia e como estava tudo certo, chamou a torre Jundiaí:

– Torre Jundiaí, é a operação Planadores

– Operação Planadores prossiga

– Estamos solicitando a abertura das Velas

Foi feito a verificação da viabilidade de abrir as velas naquele dia, depois do contato com o controle de aproximação de São Paulo (APP-SP):

– Operação Planadores é a torre

– Operação Planadores na escuta

– Foi autorizado abertura das velas 1, 2 e 4 limitado em 4500pés ou 600 metros, chame solo Jundiaí para translado da aeronave à cabeceira.

– Ciente Velas 1, 2 e 4 limitado em 4500pés, chamará solo.

Com a autorização da torre, contactamos o solo Jundiaí e nos foi autorizado transportar a aeronave à cabeceira 36 por mudança de vento.

Levamos o PZA à cabeceira, montamos nossa barraquinha e aguardamos o HRS para podermos iniciar nossa operação. Já eram quase 13h00min.

Naquele dia estavam quatro alunos (eu e mais três bolsistas da Federação Brasileira de Vôo a Vela – FBVV), um piloto e um instrutor. Eu era o penúltimo da lista para voar por conta do meu atraso, o que não seria muito bom, pois foi combinado no briefing que cada vôo duraria no máximo 30min, se contarmos o tempo que o rebocador e o planador demoram para retornar à cabeceira, e começar outro vôo, podemos colocar quase 50min por vôo. Então eu voaria somente no fim da tarde, ou seja, poucas térmicas.

Mas um piloto passou sua vez, então agora eu seria o antepenúltimo a voar, o que melhorava um pouco minha situação. Fizemos então o reboque de dois dos bolsistas e chegou a minha vez.

15h30min aproximadamente eu embarquei no PZA para fazer a inspeção interna. Feito isso solicitamos o acionamento do rebocador, este acionou e pediu autorização para alinha e decolar. Assim que autorizado ele alinhou na pista.

Um dos alunos conectou a corda no HRS, nós fizemos o cheque de cabeceira e demos o ‘ok’ ao corredor de asa (ele leva a asa até o planador ingressar na pista, nesse ponto já temos sustentação suficiente para controlar esse eixo) que nivelou as asas.

Esse sinal mostra ao rebocador que estamos prontos para decolar. Ele deu potência máxima e decolamos com vento calmo. Subimos tranquilo, eu pilotei um pouco durante o reboque. Novamente fui instruído sobre os príncipios básicos do reboque.

Ao atingir 600metros, verificamos frente livre (ok), esquerda livre (ok), freios fechados (ok), puxamos o desligador, verificamos que a corda havia soltado e executamos curva à esquerda.

Nessa aula eu aprendi sobre o uso do compensador. Nesse exercício, eu deixo o manche em certa posição e vou ajustando o compensador sempre deixando o manche na mesma posição até que não precise de força para deixar a aeronave naquela atitude.

Como previsto, as térmicas haviam dissipado. Então, após alguns exercícios de compensador, já estávamos na altitude para fazer a curva de espera. Como não tinha pilotado muito nessa aula, o instrutor me pediu para fazer as curvas à esquerda sobre a torre, e para reportar que estávamos na curva de espera à 1min do ingresso na perna do vento. A torre solicitou que reportássemos ingressando nela.

Depois de 1min passei os comandos a ele que ingressou na perna do vento e pediu para eu acusar nossa posição. A torre logo autorizou nossa curva base, perna final e pouso na pista 36. Confirmei a autorização e fomos para o pouso. A segunda série pedia para fazermos exercícios com os freios aerodinâmicos, porém não foi possível por não termos capacidade de manter grande altura para esse tipo de treinamento (600 metros estavam bons). Então, ele me mostrou um pouco da ação dos freios na aproximação (eles devem ser usados senão nossa velocidade não diminui) e no pouso.

Depois de livramos a pista, enquanto transportavamos o planador à cabeceira novamente, o insturtor me falou sobre o pequeno tempo de voo (15mim), mas que apesar disso, conseguimos treinar bem compensador e reboque.

Ele anotou na minha caderneta de manobras que eu estava apto a próxima série, porém, faltava fazer somente o treinamento de freios aerodinâmicos.

Foi feito mais um vôo naquele dia, e eles pousaram longo para livrar a pista mais próxima do aeroclube. Guardamos o planador e fomos para o de-briefing. Nenhuma reclamação, nenhum problema, nenhuma manutenção necessária. Fomos todos dispensados.

Este foi mais um vôo da nossa coluna de planadores, um vôo muito curto de somente 15min, mas a média se mantém 30min. Totalizei 1,5h de vôo nesse dia!

Espero que essa coluna esteja agradando vocês, qualquer dúvida poste um comentário ou acesse meu blog.

Um abraço e muito obrigado.
Carlos Eduardo Damasceno

Alexandre Sales
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