Formação de Piloto de Planador – Voo 11

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OLÁ!!

Retomando nossas operações de voo a vela, trago para vocês o primeiro voo de 2013.

Depois das férias das colunas no Canal Piloto e nas operações de vôo no APP (Aeroclube Politécnico de Planadores), voltamos com força total rumo ao voo solo e check de PPL.

Estou acostumado a voar aos domingos, mas por motivos familiares adiantei a operação dessa semana para o sábado. O dia não prometia ser muito bom segundo o TAF, que previa uma pancada de chuva no meio da tarde, além de céu encoberto desde cedo.

Porém, o dia amanheceu com céu limpo e próprio ao voo. Verifiquei o METAR e o TAF para saber as condições do aeroporto em si e confirmadas as condições de voo, me desloquei à sede do clube.

Aos poucos a operação foi enchendo, e, assim que o 8º aluno chegou, iniciamos o briefing. Dadas as recomendações todos fomos para o pátio para iniciar o translado à cabeceira 36. Os planadores já estavam inspecionados e prontos para voar.

Chegando na cabeceira por volta das 11h (horário local), e logo iniciamos os preparativos da primeira decolagem. Eu seria o segundo a voar no dia e estava com muita vontade de alçar voo, pois já fazia mais de 2 meses que não o fazia.

Logo chegou minha vez e fui me preparar para a decolagem pois o rebocador já estava acionando.

Prontos para a decolagem, sinalizamos ao corredor de asa que sinalizou ao rebocador.

A decolagem foi tranquila assim como o reboque. Na série em que estou, o único treinamento que deve ser feito é o de quadrado no reboque, onde são demonstrados todos os extremos que o planador pode chegar durante ele em forma de quadrado.

O instrutor demonstrou apenas quais são os extremos e prosseguimos com o reboque.

Somente a Vela 1 estava liberada, portanto estávamos autorizados à voar na área padrão limitado à 600 metros ou 4500 pés.

Desligamos à 600 metros e, como o treinamento já havia sido feito, prosseguimos com o voo normal, que foi feito todo em meu controle. Procuramos algumas térmicas, mas não obtivemos sucesso. Somente próximos da cabeceira 36, à 420 metros, quase ingressando na curva de espera que encontramos térmicas e subimos para 500 metros, onde conseguimos nos manter voando por algum tempo. Mas logo a atividade térmica nos deixou na mão de novo e atingindo 400 metros estávamos prontos para curvar sobre a torre.

A fonia também seria minha responsabilidade.

Torre Jundiaí, Planador PT-PPD
Prossiga Planador PT-PPD
PPD na curva de espera para pouso, estima 30 segundos para ingresso na perna do vento
Reporte na perna do vento PPD
Reportará na do vento PPD

Após 2 curvas ingressamos na perna do vento e:

Perna do vento Planador PPD
Autorizado pouso PPD
Autorizado pouso para o PPD

Com o pouso autorizado ainda na perna do vento, os procedimentos de pouso se tornaram um pouco mais simples. Curvamos base e logo após ingressamos na perna final.

Nariz embaixo, mantendo entre 100-110 km/h a aproximação foi tranquila e chegamos um pouco altos pois a aeronave estava bem picada e o freio meio aberto e mesmo assim a velocidade chegava aos 120 km/h.

Pouso garantido, tinha apenas que abrir todo o freio aerodinâmico e arredondar, tentando corrigi-la apenas com os pedais e com movimentos sutis. Tocamos um pouso à frente do planejado e o pouso acabou saindo um pouco longo, mas seguro e tranquilo.

Enquanto voltávamos para a cabeceira o instrutor me deu os toques do voo. Ele me disse que estou voando bem, mas ainda posso melhorar pois ele acredita que por eu ter ficado 2 meses sem voar acabei ficando meio grosseiro nos movimentos e me recomendou voar mais regularmente para não perder a mão.

Não passei de série pois a próxima série é um pouco avançada e tenho que estar voando melhor do que estou para poder executá-la.

O voo foi curto, durou 22 min. Depois de mim mais 6 pessoas e 2 pax voaram e encerramos as operações faltando cerca de 1 hora para o pôr-do-sol.

O de-briefing foi feito sem nenhuma recomendação muito importante e fomos liberados. Aproveitei o tempo para minha carona chegar e preenchi minha C.I.V. com os vôos pendentes, também fechei o ano de 2012.

Com o voo de hoje, fechei em 5h20.

Agora é só manter o ritmo e não perder a mão para passar de série.

Obrigado pela atenção!

Carlos Eduardo Damasceno

Renato Cobel
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