Saudações leitores do Canal Piloto,
Eu sou Claudio Motta, e essa é a Coluna de Formação de PP nos EUA.
Na semana passada, eu estava assistindo um vídeo do Sales, sendo que uma das perguntas citadas foi a questão da idade para começar a voar.
Pelo o que eu entendi, com o RBAC-61, pode-se iniciar a formação pratica sem a necessidade de emancipação ou qualquer coisa do tipo.
Quando eu comecei a voar, e até hoje mesmo, muita gente me pergunta se eu não sou muito novo para voar, se isso não é uma irresponsabilidade dos órgãos reguladores ou algo do tipo.
Aqui nos Estados Unidos, o ‘Tio Sam’ só pede que você seja capaz de enxergar por cima da carenagem do motor e alcançar os comandos da aeronave ao mesmo tempo sem maiores problemas, além de uma assinatura do seu responsável, porém nada de outro mundo. Quanto à idade, eu já ví videos de garotos de 12 ou 13 anos tomando lições de voo.
Porém, as restrições que existem são para voo solo e cheque: 16 e 17 anos respectivamente.
Mas quais as vantagens? E desvantagens?
A principal vantagem é que você pode realizar a formação lentamente, à medida que o dinheiro permitir, e mesmo assim ter a licença na mão antes mesmo que pessoas da sua idade comecem a formação.
Mas e ai quais são as desvantagens? Caso você possua uma condição financeira favorável, você pode ficar “preso” no pré solo ou pre cheque por causa da sua idade.
Outro pequeno obstáculo é a autorização da TSA, que só vale por no máximo 2 anos se não me engano. No meu caso, eu aguardei alguns meses após completar 15 anos para ter uma margem de erro para o cheque: Caso houvessem complicações, eu não precisaria pagar novamente os 130 dólares. Porém, como eu sou bem inteligente, resolvi errar o ano e colocar com validade para 2012, e assim tive que pagar novamente de qualquer jeito.
Também enquanto assistia o vídeo, lembrei de outro pequeno problema que enfrentei foi com a altura, na época eu media 1,60 m se não me engano e bem me lembro. E apesar de conseguir ver e utilizar os pedais ao mesmo tempo, meu pescoço doía muito após os voos. A solução foi usar uma almofadinha que eles têm lá, o que me ajudou bastante.
Um episódio curioso aconteceu um dia após a escola, quando entrei na aeronave após a inspeção externa(estava simplesmente no extremo oposto do pátio), eu percebi que havia esquecido de pegar a almofadinha. Olhei para o banco de trás e vi a bolsinha do meu headset e o casaco que havia levado para a escola porém que havia tirado por causa do calor.
Então, pensei: “Não estou usando nem um dos dois, vou fazer é uma gambiarra (dar um jeito)”. Dei nosso aquele jeitinho brasileiro e simplesmente coloquei o casaco dentro da bolsa do headset e sentei em cima. Funcionou perfeitamente e deu para quebrar o galho.
Para finalizar, respondendo à pergunta que muitos fazem, principalmente o pessoal adulto e com pouco contato com aviação: É uma irresponsabilidade ou não deixar adolescentes no comando de aeronaves?
Do meu ponto de vista, não, pois o treinamento é o mesmo dado a um adolescente de 16 anos ou um idoso de 61. Caso você pense na questão da maturidade, do meu ponto de vista, seria necessário proibir menores de dirigir também, pois com 15 anos é possível tirar licença de aprendiz e aos 16 a carteira de motorista na maioria dos estados, já que as leis podem variar de estado para estado.
Creio que o numero de acidentes causados devido a o piloto de uma aeronave ser menor de 18 anos seja praticamente nulo, e que o risco é o mesmo com de qualquer outro piloto, independente de idade, com experiencia similar.
Espero que tenham gostado,
Claudio Motta