Saudações leitores do Canal Piloto.
Eu sou Cláudio Motta, e essa é a Coluna de formação de PP nos EUA.
Na semana passada, relatei o processo de obtenção do Certificado Médico, e agora só dependia de mim (e de São Pedro) para o meu tão aguardado voo solo sair.
Ao chegar no aeroporto, aproveitei para comprar a WAC, que eu ainda nao tinha, enquanto esperava que o Mike assinava o logbook de um aluno. Infelizmente, não percebi que a carta venceria em menos de 15 dias.
Em seguida anotei o ATIS e voltei para a recepção, aonde o Mike estava me esperando. Pegamos o kit da aeronave e fomos para o pátio.
O 019 tinha acabado de voltar de uma navegação e estava sendo reabastecido, e enquanto esperavamos fiquei admirando um King Air e um Citation Mustang que estavam em frente do terminal. Até que, alguns minutos depois, o Mike me chamou e fomos para a aeronave.
O vento estava basicamente no eixo da pista 13, com 14 nós de intensidade e rajadas de 22 nós. Então, após o cheque externo, acionei e chamei o solo. Fomos autorizados a taxiar até o ponto de espera da 13 via Delta e Alpha, cruzando a 18.
O King Air, que havia cotejado a autorização do plano de voo IFR para Reynosa, Mexico, solicitou taxi alguns instantes depois de nós, e fomos instruidos a ingressar no patio comercial e aguardar a passagem do mesmo antes de ingressar na Alpha.
Ja no PE, realizei o Before Takeoff Checklist, e enquanto aguardavamos o E145 da United pousar, o Mike ficou fazendo piadinha por eu ser brasileiro… Rimos bastante, o E145 pousou, o King Air decolou e fomos autorizados a decolar, realizando o circuito pela direita.
Decolamos e começamos os TGL’s, que foram interrompidos após o quarto com um 360 pela esquerda devido ao pouso do N65040, que tambem estava realizando TGL’s, seguido pelo MD80 da AA.
Realizamos mais dois TGL’s e fomos instruidos a realizar outro 360 devido ao pouso de um Saratoga, seguido pela decolagem do E145 que retornava a Huston.
Após o setimo pouso, livramos a pista e taxiamos de volta para a McCreery. Já em frente ao hangar, segurei os freios, coloquei a manete de potência em 1700RPM por 4 segundos, logo após selecionei em 1200RPM, cortei a mistura e concluí o checklist.
Na caminhada de volta ao terminal, o Mike falou que provavelmente com mais um voo eu estaria pronto para solar. Com o Logbook assinado e mais 1.2h de voo, fui para casa feliz e nervoso, pois iria solar em breve (pelo menos era o que eu pensava).
Espero que tenham gostado.
Claudio Motta