Formação Teórica de PPA 02

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Formação Teórica de PPA 02
Texto: Gabriel Fernandez – Vitrine: Eduardo Godoi

Olá caros leitores, como vocês estão?

Bom, na última aula vimos o circuito de tráfego padrão e as posições críticas. Hoje vamos ver a respeito de numeração de pista, setores do aeródromo, prioridades para pouso e decolagem, direito de passagem, sinais visuais no solo e algumas regrinhas. Pode até parecer muita coisa, mas é bem tranquilo.
Então vamos dar TOGA e começar!

Numeração de Pista

Aqui vai o conceito segundo o livro de Regulamentos do Sr. Plínio Jr.

A pista toma um número, derivado de seu rumo, indicado em sua cabeceira. A numeração de pista é feita em rumos de 10 em 10 graus, abandonando o zero final; as frações finais, iguais ou superiores a 5 graus, são arredondadas para a dezena superior e as menores que 5 graus para dezena inferior.

Como a numeração de pista utiliza dois algarismos, os rumos de dois algarismos têm que compensar a perda do zero final, adquirindo um zero à esquerda. Assim, uma pisa no rumo 18 graus tem o número 02. E como tem dois sentidos opostos, de fato são duas pistas, de números 02 e 20.

  • A orientação da pista é referida ao Norte Magnético.

Exemplos:

RM (Rumo Magnético) 022°: A pista será 02

RM 037°: Pista 04

RM 146°: Pista 15

RM 339°: Pista 34

Prioridades

  • Decolagem
  1. Aeronaves em missão de Defesa Aeroespacial
  2. Aeronaves militares (Operações de Guerra/Segurança Nacional)
  3. Aeronaves com enfermo GRAVE ou transportando órgãos
  4. Aeronaves de Busca e Salvamento (SAR)
  5. Aeronave Presidencial
  6. Aeronaves militares (Em Manobras)
  7. Demais Aeronaves (De acordo com ATC)
  • Pouso

As aeronaves em emergência terão prioridade máxima, além disso, será essa a sequência:

  1. Planadores
  2. Transportando Enfermo GRAVE/ Orgão
  3. SAR
  4. Operação Militar (Guerra/Segurança Nacional)
  5. Presidencial
  6. Operação Militar (Em manobras)
  7. Demais aeronaves (De acordo com ATC)

*: Uma aeronave que esteja em um segmento final de um procedimento IFR terá, geralmente, prioridade sobre aquela que estiver no circuito de tráfego visual

Aeródromos

  • Área de Pouso: É a pista em uso (RWY)
  • Área de manobras: RWY + Taxiway (TWY)
  • Área de Movimento: RWY + TWY + Pátios.

Direito de Passagem

Conforme esta sequência:

  1. Balão
  2. Planador
  3. Dirigível
  4. Aeronaves com Propulsão Mecânica
  5. Aeronave sendo Rebocada

Dependendo da situação pode-se mudar a ordem entre o 4° e 5°.

Sinais Visuais no Solo

  1. Imagem do sinal 1: Pouso Proibido (Pode-se dar devido a condições meteorológicas, devido a interdição por acrobacias na área, aeronave presidencial, paraquedistas na região, etc. Ou devido o aeródromo estar impraticável devido a acidente na pista ou reformas;
  2. Imagem sinal 2: Precauções Durante o Pouso e aproximação;
  3. Imagem sinal 3: Pouso, decolagem e táxi em áreas pavimentadas;
  4. Imagem sinal 4: Pouso e decolagem em áreas pavimentadas;
  5. Imagem sinal 5: Área impraticável;
  6. Imagem sinal 6: Sentido do Pouso;
  7. Imagem sinal 7: Um grupo de dois algarismos, colocado verticalmente na torre de controle ou próximo dela, indica às aeronaves que estão nas aéreas de manobras, a direção da decolagem expressa em dezenas de graus, arredondados para o número inteiro mais próximo do RM indicado (Pista em uso);
  8. Imagem sinal 8: Sentido das curvas após a decolagem;
  9. Imagem sinal 9: Planadores em voo;
  10. Imagem sinal 10: Sala AIS;

Outras Regras

  • Após a decolagem, sempre curvar a 90° somente após alcançar 500 pés;
  • Em rotas convergentes a prioridade sempre será da aeronave a sua direita;
  • A prioridade para pouso é sempre da aeronave que se encontra em nível mais baixo;
  • Para aeronaves de asa fixa, sobre cidades ou aglomerados é proibido voar abaixo de 1.000 pés (E a 600m de raio de um possível obstáculo). Sobre descampado ou água o mínimo é de 500 pés;
  • Para aeronaves de asa rotativa, sobre cidades ou aglomerados é proibido voar abaixo de 500 pés. Sobre descampado ou água o mínimo é de 200 pés;

E é isso pessoal. Espero estar ajudando todos vocês. Sempre que eu tiver alguma dica irei comunicar a todos vocês!

Qualquer dúvida só me contatar por email ou pelo facebook. Aproposito, aos que me adicionarem no facebook, por gentileza se identifiquem, pois eu não aceito quem não conheço, só mandar uma mensagem por inbox!

Até a próxima e bons estudos!

Gabriel Fernandez
gb-f@hotmail.com

Renato Cobel
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