Nessa quarta-feira (05), a concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), alterou o local da estação da futura Linha 13 – Jade, da companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O governo do estado não aprovou o fato da estação ser situada praticamente na entrada de um dos principais terminais de embarque do aeroporto, e foi transferida para um ponto distante 2 km do previsto inicialmente.
“O que nós estamos exigindo da concessionária nova que, no caso de não ser no local estabelecido, que seja oferecido transporte confortável, com qualidade, com segurança imediato e gratuito para quem vai utilizar o trem”, explicou Geraldo Alckmin, governador do estado.
A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A informou que já atendeu à solicitação do governador e ficará responsável pelo sistema de traslado entre a futura estação da CPTM e os terminais, sem qualquer custo para o passageiro.
O consórcio é formado no total pelo Grupo Invepar e pela operadora sul-africana ACSA. Juntas, as empresas detêm 51% da administração do aeroporto e a INFRAERO fica com os outros 49%. Dos 51% da concessionária, a Invepar tem participação de 90% e a ACSA, de 10%.
Nessa quinta-feira (06), foi lançado o edital das obras do Expresso-Guarulhos, que deve ficar pronto até a Copa de 2014. Todo feito sobre viadutos, o expresso deverá passará sobre as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna e sobre o Parque Ecológico do Tietê, ligando a Estação Engenheiro Goulart, já existente, ao aeroporto.
O aeroporto em 15 de novembro passou a ser administrado pela concessionária, que venceu, em fevereiro deste ano, o leilão para assumi-lo. Até fevereiro de 2013, no entanto, a companhia será supervisionada pela estatal.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução