Nessa quinta-feira (10), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que a municipalização do Aeroporto Campo dos Amarais, situado em Campinas (SP), não faz parte dos planos do governo estadual.
Comparado com 2011, houve um aumento de 36% na movimentação de passageiros entre Janeiro e Dezembro do ano passado. Com base nisso, a proposta de Alckmin é melhorar a infraestrutura do aeroporto, que funcionará como alternativa para outros aeroportos como o Aeroporto Internacional de Viracopos, também em Campinas (SP):
“Não temos nenhum projeto de municipalização do aeroporto. A nossa proposta para o aeroporto é incentivar as oficinas, o centro de manutenção, tecnologia, que também geram muitos empregos”, explicou o governador.
A proposta principal é atrair mais empresas para o setor e para o aeroporto, tendo como uma vantagem as ampliações feitas para incentivar o uso do terminal para as aeronaves pequenas, uma especialidade já praticada no local.
Assim, os investimentos são todos do DAESP, atualmente o segundo maior administrador de aeroportos do país, com 31 terminais, sem transferência de recursos e nem comprometimento de investimentos por parte do município.
Também nessa quinta-feira (10), o governador anunciou 0 convênio para a transferência dos aeroportos regionais de Lins (SP), Barretos (SP),Piracicaba (SP) e Botucatu (SP) para as respectivas prefeituras.
Um investimento de R$ 7,7 milhões já foi liberado pelo governo no ano passado. A quantia servirá para a ampliação dos sistemas de pistas e pátios do aeroporto, além do alargamento da pista de pouso, taxiamento, e uma área para hangares e para empresas novas na área da aeronáutica.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Luciano Calafiori