Após o CADE aprovar na semana passada a aquisição da Webjet pela Gol, as duas companhias se movimentam para acelerar a fusão. No dia seguinte após o aval do órgão que regula aquisições e vendas de empresas no país, uma série de reuniões foi agendada entre os diretores das companhias para definir as possíveis mudanças.
Algumas novidades desses encontros já começam a aparecer. Nessa quarta-feira (17), o site da Webjet saiu do ar e passou a redirecionar o processo de compra de passagens para a página da Gol, já que, uma vez que o canal de vendas da Verdinha deixa de existir, a mudança representa uma redução de gastos para as empresas.
O presidente da Gol, Paulo Kakinoff, afirmou que a a integração entre as malhas de destinos das duas aéreas estará concluída até o dia primeiro de Dezembro próximo. Paulo, porém, admite a possibilidade de diminuição na frequência dos voos: “A malha era sobreposta em alguns pontos e vamos rearranjar isso, mas não há nenhum plano de redução no número de destinos”, explica.
O executivo ainda não sabe dizer se haverá demissões nas equipes, como costuma acontecer quando duas empresas se unem. Também não está definido se a marca Webjet continuará existindo, ou será absorvida pela Gol. Kakinoff afirmou que, até o final desse ano, será divulgado o plano de captação de sinergias entre as operações das companhias.
Além de cortar custos, a Gol também se esforça para aumentar as fontes de receita. Até Julho próximo, todos os voos da empresa terão venda de comida a bordo, atualmente presente em 48% das viagens. “Também vamos intensificar o acordo com a Delta para a aplicação de code-share (venda de passagens da Delta pela Gol e vice-versa). Estamos, ainda, avaliando mercados potenciais para ampliar o número de destinos”, diz Kakinoff, afirma o executivo.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: João Pedro C. Pullig/JetPhotos.Net