Na segunda-feira da semana passada (01), após o anúncio de compra de 60 aviões Boeing 737 por parte da Gol, o presidente da empresa, Paulo Kakinoff, aproveitou a oportunidade para anunciar que o motor escolhido para equipar as aeronaves seria o CFM International CFM LEAP-1B.
“Estamos muito satisfeitos em continuar nossa longa relação com a CFM. A qualidade e a confiabilidade da família de motores CFM56 têm sido fundamental para nos ajudar a crescer e a alcançar os nossos objetivos de proporcionar aos nossos passageiros o melhor serviço possível, utilizando aviões seguros, modernos e com alta eficiência no consumo de combustível. Com base em nossa longa experiência, nossas expectativas são altas em relação ao novo motor LEAP e estamos ansiosos para introduzi-lo em nossa frota”, explicou Kakinoff.
Desde que iniciou suas operações, em Janeiro de 2001, a Gol é cliente da CFM, já que opera uma frota composta exclusivamente pelos Boeing 737-700/800 Next Generation. Vale lembrar que esse é o único tipo de motor disponível para os Classics (737-300/400/500) e para os próprios NG.
Atualmente, a empresa oferece mais de 810 voos diários em 51 rotas domésticas brasileiras e 12 destinos internacionais. Sua frota atual é composta por 128 aeronaves Boeing Next-Generation 737-700/-800 com motores CFM56-7.
“A frota atual da GOL Linhas Aéreas é totalmente equipada por motores CFM56. Certamente estamos honrados pela empresa ter confiado a sua futura frota de aviões de um corredor com o novo motor LEAP”, afirmou Jean-Paul Ebanga, presidente e CEO da CFM International.
“Nós estamos com a GOL desde o início. Nós construímos uma relação extremamente sólida com a equipe da GOL e acredito que compreendemos tanto as suas preocupações como seus objetivos. O LEAP é um motor verdadeiramente revolucionário e o 737 MAX com o motor LEAP vai ajudar a GOL a alcançar muitos dos seus objetivos, proporcionando alta eficiência no consumo de combustível, além da melhor confiabilidade da indústria e um excelente custo de propriedade”, declarou Doug Izarra, gerente geral de vendas da CFM, presente na cerimônia de assinatura do contrato.
Os operadores do novo 737 MAX vão atingir um consumo de combustível até 13% menor em relação ao melhor 737 da atualidade. Além disso, será garantida uma redução de 75% do ruído das aeronaves, baixo custo de manutenção e menor emissão de poluentes.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Junio Gracielo/JetPhotos.Net