Nessa terça-feira (04), Wagner Bittencourt, ministro da SAC, durante uma visita às obras de ampliação no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), afirmou que o governo avalia novos modelos de concessões privadas para aeroportos:
“As concessões sempre evoluem, como já ocorreram no setor elétrico e no setor rodoviário. Não existe um modelo correto nem uma única forma de fazê-las. Temos de aproveitar a experiência para dar modelos que atendam melhor a sociedade“, disse
Faltam apenas 25 dias para o final do ano, e o ministro reafirmou que não está definido ainda se novos editais de concessões para outros aeroportos serão lançados ainda esse ano: “Tanto uma data, como quais concessões, bem como o modelo utilizado ainda seguem indefinidos, mas a expectativa é de que isso seja definido logo”, explicou.
O ministro ainda afirmou que o governo ‘não tem nenhuma preocupação’ com a finalização da obra de ampliação do Aeroporto de Viracopos para a Copa do Mundo de 2014, mesmo com a previsão de entrega apenas para Maio de 2014.
De acordo com o ministro, o governo avalia a liberação do free shop já construído em Viracopos, cuja abertura ainda depende de uma medida da presidente Dilma Rousseff: “Essa questão está encaminhada e isso será resolvido o mais rápido possível”.
Por fim, Wagner ainda disse que seguem em estudos a interligação de Viracopos com ramais férreos para o transporte de passageiros e escoamento de cargas.
Atualmente, 67% da receita do aeroporto vem com as operações de transporte de cargas, 25%, com transporte de passageiros e o restante com operações comerciais, como lojas e restaurantes, por exemplo. Em 30 anos, prazo para o fim da concessão do aeroporto, a meta é dividir a receita total em três partes iguais. O total investido até 2042 será de R$ 9,5 bilhões.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: INFRAERO