Nessa sexta-feira (05), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o consórcio Aeroportos Brasil, que venceu o leilão de privatização do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), criaram um grupo de trabalho para acompanhar as obras de expansão do aeroporto.
O grupo de trabalho deverá zelar para o bom andamento das obras, evitar irregularidades trabalhistas e acidentes com os trabalhadores. Os trabalhos já foram iniciados, devendo contar com cerca de 3.000 trabalhadores.
A medida não é a toa. Em 25 de Setembro passado, durante uma vistoria, fiscais e procuradores do MPT flagraram condições precárias de trabalho nas obras do referido aeroporto, principalmente em locais como refeitórios, banheiros e vestiários. Na ocasião, foi firmado um termo de ajustamento de conduta entre o Governo Federal e a construtora.
Além disso, durante o encontro dessa sexta, o consórcio se comprometeu a apresentar um cronograma atualizado das obras a cada 45 dias. Visitas periódicas serão feitas pelos órgãos trabalhistas para acompanhar a evolução do cronograma e também verificar o cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução