Nessa quinta-feira (18), o governo de Portugal anunciou que o grupo colombiano Synergy Aerospace, um conglomerado industrial e de Aviação, foi o escolhido para adquirir a companhia estatal Tap Air Portugal.
O grupo é sócio-majoritário da AviancaTaca Holding S.A., atualmente o segundo maior grupo de aviação da América Latina em tráfego, e é controlada pelo empresário Germán Efromovich.
A companhia é a maior transportadora de passageiros entre a Europa e o Brasil, valendo cerca de 1,2 bilhão de euros, se avaliada pelo índice ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 2011. De acordo com o governo, o cálculo foi usado recentemente em acordos do setor.
A venda foi anunciada pelo secretário dos Transportes de Portugal, Sérgio Monteiro, e deverá ser concluída até o fim desse ano. O secretário disse que o governo terá prioridade para comprar a Tap de volta caso o grupo decida vendê-la. Portugal também exigiu que um hub da companhia aérea permaneça em Lisboa.
A privatização da empresa faz parte do plano de resgate de 78 bilhões de euros do governo lusitano, e inicialmente atraiu o interesse de empresas como a British Airways, a espanhola Iberia e a alemã Lufthansa, que logo descartaram o interesse.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Ricardo P. Rodrigues/JetPhotos.Net