Nessa quinta-feira (15), começou o período de 20 anos de concessão da concessionária que ganhou o leilão do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) em fevereiro passado.
Porém, até o mês de Fevereiro do ano que vem, a concessionária terá a administração supervisionada pela INFRAERO, que detém 49% de participação da administração do aeroporto.
A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. é formada pelo Grupo Invepar e pela operadora sul-africana ACSA. Juntas, as empresas detêm 51% da administração do aeroporto e a estatal fica com os outros 49%. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 90% e a ACSA, de 10%.
Depois da assinatura co contrato entre a concessionária e a INFRAERO, em Junho passado, a estatal passou a administrar o aeroporto sob a supervisão do consórcio. Mas a situação se inverteu nessa quinta, e a concessionária administra o aeroporto sob a supervisão da INFRAERO.
Para 15 de Fevereiro próximo, a concessionária deverá assumir o controle total da operação pelos próximos vinte anos, tudo isso a ‘módicos’ R$ 16,2 bilhões de reais.
A concessionária já apresentou as obras que pretende fazer para melhorar a infraestrutura do aeroporto, que incluem novos estacionamentos para carros, um novo terminal, ampliação na lateral das pistas do aeroporto e um novo pátio para os aviões. Até 2014, o investimento será de R$ 2,6 bilhões.
Até o fim da concessão, em 2031, a concessionária responsável pela reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos espera ampliar o fluxo de passageiros dos atuais 32 milhões anuais para 60 milhões. Nos 20 anos de concessão também serão ampliadas as vagas de estacionamento de carros e as posições de parada de aeronaves.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Aviação Geral