A influência da Segunda Guerra no esporte

posted in: Artigos | 0

Todo tipo de batalha possui uma particularidade fascinante, uma beleza inigualável, seja por equipamentos, estratégias ou padronização. Muitas particularidades servem como inspirações para muitas das coisas que temos hoje, principalmente no esporte, com movimentações estratégicas realizadas por soldados em algumas ocasiões.

Acompanhando os confrontos dos meus times favoritos, como o San Francisco 49ers e também o New England Patriots pelas madrugadas, e me preparando para passar toda a temporada do Super Bowl na frente da TV, me dei conta de que existem muitas semelhanças das movimentações específicas do Futebol Americano com movimentações militares durante as guerras.

Já ouviu falar do movimento chamado de Blitz? No Futebol Americano, é uma das jogadas mais eletrizantes. Os linebackers e os defensive backs buscam invadir a linha de proteção adversária, a fim de derrubá-los antes que o mesmo consiga passar a bola para algum companheiro de ataque.

Este termo surgiu a partir da Segunda Guerra, sendo uma abreviatura do alemão Blitzkrieg, ou “ataque relâmpago”. Foi um período em que bombardeiros estratégicos alemães realizaram um ataque relâmpago sobre o Reino Unido, onde mais de 100 toneladas de explosivos foram despejados. O termo também foi conhecido após invadirem a Polônia por terra, exatamente onde o esporte foca quando se trata dessa jogada: ataque relâmpago por terra.

Entre várias outras jogadas, existe também o Scramble. No esporte, é uma corrida realizada pelo Quarterback, como forma de se afastar, ou fugir de seus adversários para depois poder realizar um Scrambler. Este movimento parece ser somente uma corrida, mas o nome e o movimento são exatamente os mesmos realizados pelos britânicos durante a Segunda Guerra.

O Scramble era o ato que os britânicos realizavam ao correr para suas aeronaves, a fim de levantarem voo de imediato no momento em que estavam sendo bombardeados pelos alemães. No Futebol Americano, o movimento foi pego exatamente pelo modo como os militares se movimentavam para suas aeronaves.

Em vários esportes, os diversos movimentos e nomes dados aos mesmos não surgem por mera criatividade. Sempre existirá um feito anterior na história, e que poderá ser reutilizado – ainda mais para um esporte tão patriota. O militarismo inspira um respeito tão grande, que muitas adaptações foram feitas para homenagear todos os militares americanos mortos em combate.

Andrews Claudino