Para resumir o Setor Aéreo no país e no resto do mundo hoje, em apenas uma palavra, usamos metamorfose, já que a transformação é enorme: demissões, greves, fechamento de empresas e variação no preço do combustível. Somando todos esses fatores, temos a combinação perfeita de um caos aéreo em nossos aeroportos.
Para evitar isso, o Governo Federal anuncia uma série de medidas, o governo promete anunciar uma série de medidas, como pressionar as companhias aéreas a conceder um aumento no salário de aeronautas e aeroviários, além de aumentar a fiscalização por parte da ANAC nos nossos aeroportos:
“Não vai ter caos aéreo”, afirmou Marçal Goulart, superintendente de gestão operacional da INFRAERO.
A administração aeroportuária possui um treinamento para otimizar a atual infraestrutura, com o objetivo de trazer benefícios ao transporte aéreo, tudo isso de acordo com Goulart: “Temos um planejamento muito intenso, que monitora todos os processos dentro do aeroporto”, afirmou.
Nos aeroportos administrados pela INFRAERO, o movimento de passageiros saltou de 71 milhões em 2003 para 180 milhões no ano passado, representando um crescimento médio anual de 12,5%
De acordo com o professor da Escola Politécnica da UFRJ, Respício do Espírito Santo, não há crise: “Existe um modelo de transição no mundo inteiro. Estamos apenas refletindo o que acontece no mundo inteiro”, explica.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Aviação Geral