Nesse sábado (01), o Consórcio Inframerica assumiu a operação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília (DF). As obras de ampliação passam a ser de responsabilidade do grupo, assim como a administração do aeroporto e sua manutenção.
O contrato de concessão foi assinado em 14 de Junho último, e é válido por 25 anos. O investimento previsto é de R$ 28 bilhões, e a capacidade do terminal será ampliada dos atuais 15 milhões de passageiros para 20 milhões em 2014, e para 41 milhões no final do convênio, em 2037.
Até a Copa de 2014, serão investidos R$ 750 milhões, e os Terminais 1 e 2 serão reformados, além da construção de um novo terminal com 15 novas pontes de embarque e 13 posições de estacionamento.
Hoje, existem 1500 vagas para veículos, sendo sendo que a previsão é de 3000 vagas disponíveis até 2014. Além disso, a entrada do terminal de passageiros vai ganhar uma nova cobertura e uma nova pista.
De acordo com a diretoria do consórcio, as obras não deverão atrapalhar os passageiros: “A etapa de planejamento foi especialmente importante no caso das obras do aeroporto de Brasília. O cronograma foi produzido de acordo com as interferências que poderiam inviabilizar ou retardar o cumprimento das metas pré-definidas para a Copa do Mundo”.
“Consideramos também a continuidade do fluxo de passageiros nas operações de embarque e desembarque em todas as etapas da obra”, explicou o diretor-executivo da Inframerica, Antônio Droghetti.
Como parte do plano de transição, a INFRAERO supervisionará as operações pelos próximos três meses. A partir do fim desse prazo, o consórcio formado pelos grupos Engevix, e Corporación América e pela própria INFRAERO passam a gerenciar o terminal em conjunto.
Todos os serviços do aeroporto serão de responsabilidade do aeroporto, com exceção do Controle de Tráfego Aéreo, que é operado pela FAB.
Um balcão de atendimento bilíngue começou a funcionar nesse sábado. Lá, o passageiro pode obter informações e orientações, esclarecer dúvidas e fazer reclamações. O serviço está em funcionamento 24 horas por dia.
Agora, qualquer pessoa presente no aeroporto pode utilizar gratuitamente a internet pelo sistema Wi-Fi. Para isso, não é preciso ter o número da passagem ou o identificador de voo, como ocorria antes. O consórcio também promete disponibilizar aplicativos para iPhone e Android e um chat para atendimento online também por 24 horas.
Funcionários terão tablets integrados ao sistema de gestão do aeroporto, para consultar informações e acionar áreas administrativas. A medida pretende agilizar alguns procedimentos e serviços.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Copa 2014