A partir das 11h de hoje (28), sete sucatas da Velha Varig serão leiloadas no Rio de Janeiro. São quatro Boeing 737-200 e três 727-100, e cada um está avaliado em R$30 mil reais. As aeronaves serão vendidas no estado em que se encontram, já que a maioria não tem condições de voo. Apenas um 737 será vendido inteiro, para preservar a memória da finada companhia aérea.
Cinco aeronaves (três 737 e dois 727) encontram-se no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, e as outras duas aeronaves estão no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) já expediu o laudo de perecimento das aeronaves, que impede até o reaproveitamento das peças.
Imagem meramente ilustrativa
As aeronaves no Galeão estão causando transtornos à TAP Manutenção e Engenharia, que utiliza o pátio para fazer a manutenção das aeronaves. O leilão é o resultado de um programa realizado pela Comissão Nacional de Justiça, o Espaço Livre. O programa visa remover aeronaves e sucatas de empresas falidas ou em recuperação judicial, além de aviões apreendidos, principalmente por tráfico de drogas.
O presidente da comissão executiva do programa e auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Marcos Melek, afirmou que após esses leilões, o próximo alvo será o Aeroporto Internacional de Manaus, que abriga atualmente sucatas de Boeing 707, 737 e Douglas DC-8, de empresas cargueiras e de passageiros. Um fim melancólico para as aeronaves que fizeram história no país.
Por Antonio Ribeiro
Revisão: Athos Gabriel