Kalinin K-7: Seria o maior avião do mundo, se não fosse por uma falha

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Há pouco mais de um mês, eu havia postado no Facebook do Canal Piloto sobre o Kalinin K-7, mas o texto explicava somente que desde a sua produção (1930), se tivesse em operação até hoje, seria o maior avião do mundo, sendo maior até que o Antonov AN-225. Hoje falarei sobre alguns detalhes do projeto, pois a primeira vista, muita gente se perguntou: “Ele realmente chegou a voar?”

Eu também faria a mesma pergunta, ainda mais pelos seus exageros durante o projeto, como grandes torres para atiradores, enormes trens de pouso e sua fuselagem revestida com aço cromo-molibdênio (CrMo), faziam essa aeronave parecer um guindaste móvel. Na versão de passageiros, os assentos foram dispostos dentro de suas asas, com 132 metros de envergadura e 2,3 metros de espessura, tudo isso poderia comportar 120 passageiros sentados.

Seu projeto original previa seis motores no bordo de ataque de cada asa, mas pelo enorme peso atingido pela aeronave, foi necessário colocar mais dois motores no bordo de fuga de cada asa. No entanto,V. Nemecek afirma em seu livro “The History of Soviet Aircraft”, que apenas um motor pusher foi adicionado a cada asa. Mas em todos os casos, este avião continua sendo muito atípico.

E para quem se perguntou se essa coisa chegou a voar, por incrível que pareça, a resposta é sim. Seu primeiro voo foi realizado no dia 11 de Agosto de 1933, no entanto, a aeronave revelou uma instabilidade e uma grande vibração causada pela ressonância da estrutura com a frequência do motor. A solução para essa “vibração” foi encurtar sua cauda até a aeronave atingir a frequência ideal durante as vibrações.

No dia 21 de novembro daquele mesmo ano, já em seu décimo voo, uma peça veio a se soltar, assim quebrando seu estabilizador horizontal e perdendo o controle, vindo a cair e acabando por matar 14 pessoas a bordo. Apesar de mais dois protótipos encomendados, o projeto foi cancelado em 1935, antes que pudesse ser concluído.

Sem se deixar intimidar por este desastre, a equipe de Kalinin começou a construção de mais dois K-7, mas sem obter sucesso. Em 1938, Kalinin foi preso por espionagem forjada e acusações de sabotagem, vindo a ser executado.

É meus amigo, falhar em um projeto caro sob o poder de Stalin era particularmente “perigoso para a sua saúde”.

Andrews Claudino