Ao longo de sua história, vários helicópteros foram construídos, sejam modelos em série, aberrações superpotentes ou apenas protótipos experimentais, mas com uma pequena semelhança entre ambos: Todos precisavam de um piloto. Mas isso não é mais necessário. O helicóptero Kaman K-Max K-1200 não é controlado por um piloto, mas por um controle remoto, e pode levantar voo com três toneladas de carga útil através de um gancho instalado na aeronave. Se não fosse pelo seu tamanho e potência, poderia muito bem ser confundido com um aeromodelo de controle remoto.
Atualmente, o modelo é usado em áreas de guerra no Afeganistão, com o objetivo de evitar baixas nas tropas norte-americanas. Se acontecer um ataque e uma aeronave dessa vier a se acidentar, obviamente apenas o equipamento será perdido. E com uma disposição diferente em suas hélices, não há a necessidade de um rotor de cauda para estabilizar a aeronave em solo e em voo. As versões tripuladas já são usadas nos Estados Unidos, com a função de transportar materiais pesados. Nas versões tripuladas, seus principais usuários são empresas madeireiras e de construção. A versão por controle remoto por enquanto só opera em áreas de guerra.
Por Antonio Ribeiro
Revisão: Athos Gabriel