LATAM Airlines é oficialmente criada

posted in: Canal Piloto Reporta | 1

Canal Piloto Reporta Canal Piloto Passageiros na América Latina triplicarão até 2030

A companhia chilena LAN e a brasileira TAM anunciaram nesta sexta-feira que completaram seu processo de fusão, criando a LATAM Airlines Group, considerada a maior linha aérea da América Latina segundo um comunicado divulgado por ambas companhias, e um dos maiores grupos de Aviação do mundo. “LAN Airlines S.A. e TAM S.A. informam que foi concluído com êxito o processo de intercâmbio de ações através do qual as empresas combinaram seus negócios e criaram a LATAM Airlines Group S.A.”, diz a nota divulgada.

Iniciada em maio, a Oferta Pública de Ações (OPA) foi concluída depois que 99,9% dos acionistas de TAM mudaram seus títulos da companhia pelos da LAN, à proporção de 0,9 ação da companhia chilena por cada uma da brasileira, que era o último passo para criar a mega empresa aeronáutica. A falta de uma porcentagem mínima de compra de ações lhes impediu de fazer um anúncio oficial na semana passada, o que adiou a conclusão da operação em 10 dias.

A fusão anunciada em 2010, une a TAM, a maior ‘aerolínea’ brasileira com uma frota de 156 aviões de passageiros, e a LAN, a principal aerolínea chilena com 125 aviões de passageiros e 14 aeronaves de carga, que alcançou lucro de 320,2 milhões de dólares em 2011. Esta associação põe a LATAM Airlines entre os 10 maiores grupos de aerolíneas do mundo, com conexões de transporte para passageiros  em 150 destinos em 22 países e serviços de carga em 169 destinos em 27 países, com uma frota de 310 aviões e 51.000 empregados, possuindo um valor estimado de 14,500 bilhões de dólares, representando cerca de 6% do transporte aéreo mundial.

No comunicado, as aerolíneas não especificaram em que aliança internacional de aviação permanecerá a nova empresa, já que a TAM integra a Star Alliance e a LAN a Oneworld. Mauricio Rolim Amaro, vice-presidente da Tam, afirmou: “O crescimento gerado pela LATAM nos permitirá oferecer novos destinos para nossos clientes, criar mais oportunidades para nossos mais de 51.000 empregados e gerar maior valor para os acionistas”. Maurício encabeçará um diretório que estará encarregado de administrar a LATAM, de acordo com o comunicado oficial.

“A criação deste grupo de aerolíneas é uma oportunidade para levar a América do Sul ao mundo e nos permitirá nos posicionar para poder operar em um cenário cada vez mais competitivo, produto da contínua consolidação do setor aéreo mundial”, disse Enrique Cueto, vice-presidente da LAN e da recém criada LATAM. Conforme explicou Cueto, cada aerolínea manterá seus centros de operações atuais: LAN em Santiago e TAM em São Paulo e continuarão operando com suas atuais marcas da mesma forma como fizeram até agora, enquanto avançam na integração de ambas as companhias.

Para analistas, este tipo de fusão é habitual no mercado de companhias aéreas e no caso de LAN e TAM, lhes permitirá crescer nos mercados do Norte e Europa.

Por Antonio Ribeiro
Revisão: Athos Gabriel 

Renato Cobel
Redes