Literatura de Piloto Privado – 2ª semana

posted in: Edson Alves, Textos | 0
No nosso primeiro dia na Nav não tivemos exatamente uma aula. Foram mais apresentações, explicação do que faríamos no curso, dentro e fora de aula como visita ao Cindacta, Airbus da TAM, voo de monomotor e algumas coisas mais. Nossa turma estava completamente cheia, pois todos os alunos foram mandados para a mesma sala. O que foi resolvido no segundo dia de aula com a separação da turma 16 em duas salas (A e B). Tínhamos apenas uma pilota, Nancy, que depois foi colocada na turma B (bravo). Mas na segunda semana tivemos uma boa surpresa com a chegada de Ludmila, uma comissária muito simpática que foi acolhida por todos desde o primeiro dia e que adora mostrar o seu “coração” para todos (como vocês podem ver logo abaixo).
 
Os comissários da sala sempre têm alguma história para contar
e uma das melhores foi a do “Casamento” de Lud.
 
O Casamento
 
“O copiloto foi ao banheiro e logo depois ouviram o Cmte falar: “Estou aqui para informar a vocês que o Piloto (…) pediu a comissária Mila Queiroz (o seu nome no crachá) em casamento…” E todos começaram a bater palmas. Ele continuou “E ela recusou...” Uma senhora começou a falar: “Mas você recusou minha filha?”Lud, que não fica nada por baixo, esperou o “copila” sair do banheiro e ajoelhou no corredor do avião com uma aliança improvisada e disse “Quer casar comigo?”Todos começaram a mandar beijar “Beija, beija, beija.”” E nossa pilota levou o copila para a galley e fingiu que beijou. Deve ter sido uma farra.
 
Hugo e suas perspicácias…
 
Certo dia, estávamos comentando sobre os flapes que são acionados mecanicamente através de uma manivela que fica no teto, parecida com a manivela do compensador do J3 CUB (Pelo que entendi foi isso).
 
 
Então nosso amigo Hugo, como sempre, começou a fazer suas palhaçadas: “Marcelo, então imagina se eu já girei a manivela e o avião descendo vejo que não vai dar para pousar, eu faço o que? Começo a gritar “VAI DAR NÃÃOO, ARREMETE…e começo a girar aquilo na minha cabeça, e o avião descendo, uma agonia, “Mais rápido, mais rápido” e a mão cansando… Acho que toda vez que eu for voar vou chamar um menino para ir comigo para fazer isso, pago cinco reais. “Vou pousar, roda isso aí neguinho… Vai dar não… Para o outro lado neguinho… MAIS RÁPIDO. MAIS RÁPIDO. ”’’ Nessa hora nosso amigo Bruno (Que não é um repetente como eu disse semana passada e sim um Estudante aguardando para fazer a Anac (Pronto, Bruno?)) começou a falar: “Agora imagina isso com o trem de pouso de emergência que são 56 voltas”. E nosso amigo Hugo com seu jeito irreverente: “P… que los parius.56? Aí sim ia ser complicado… O avião pousando, errou a pista. Levantar flaps, trem de emergência: “Vai logo Neguinho, roda isso aí neguinho… CORREEE, TU VAI MORREEEER NENGUINHOOOO…” ’’.
 
Na verdade esse neguinho aí que o Hugo falou tem um nome, Copiloto. O que todos nós seremos por um bom tempo.
 
O Governador…
 
Na segunda sexta-feira do curso tivemos uma prova de Conhecimentos Técnicos (Atualmente estamos na 6ª semana de aula), a prova Continha 40 questões mas só tínhamos visto o assunto de 10. Então nosso amigo Elso solta uma pérola bem alto “EU NÃO ESTOU ENTENDENDO MAIS NADA. QUEM VAI PILOTAR O AVIÃO É O PILOTO OU O GOVERNADOR?” HAHA… Apesar disto, o nosso amigo é muito inteligente e muito esforçado também. Como o mesmo é comissário falta muito mas sabe mais do que eu que vou às aulas todos os dias.
 
Se você também está pensando no Governador do seu Estado, estude HÉLICES E PASSO DE HÉLICE. Aliás, esse foi o assunto de Conhecimentos Técnicos que mais nos atormentou. E que história é essa de que o passo tem que diminuir quando o avião sobe, igual a marcha do carro? Eu não sei dirigir. Haha.
 
Mas na dúvida:
O PASSO AUMENTA – O FLUXO DE ÓLEO AUMENTA – A RPM AUMENTA.
O PASSO DIMINUI – O FLUXO DE ÓLEO DIMINUI – A RPM DIMINUI.
 
Também vimos sistema de lubrificação e Ignição. Estudem.
 
E mais uma coisa, comentem! Falem bem, mal, deem sugestões, diga se eu falei alguma besteira mas comentem.
 
Grande Abraço!
Até semana que vem!
 
Edson Alves.
 
Fotos: Ludmila Queiroz, Google (Oráculo).
Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)