Literatura de Piloto Privado – 3ª Semana

posted in: Edson Alves, Textos | 0
Olá leitores e expectadores do Canal Piloto, hoje irei contar como foi a terceira semana do curso teórico. Espero que gostem:
 
Fim das Aulas de Conhecimentos Técnicos…
 
Na terceira semana acabaram as aulas de Conhecimentos Técnicos. Estudamos sobre a Performance do Motor: Taxa de compressão, cilindrada, as potências… É necessário saber todas as definições de Potências e as abreviaturas… IHP, BHP, FHP E THP. No último dia, como sempre, fizemos uma prova. Marcelo (Professor) levou uns pães-de-mel muito bons que o próprio fez com sua mulher (a dele, não a sua) e distribuiu para a turma.
 
Começo das Aulas de Meteorologia…
 
Na metade da terceira semana começamos as aulas de meteorologia. A princípio achei nosso novo professor muito sério, mas logo demonstrou ser um cara muito bacana (Aliás, enquanto eu escrevia esse texto, ele estava me tirando dúvidas pelo Facebook). Seu nome é Eduardo, trabalha no Cindacta III aqui em Recife, é meteorologista formado pela FAB (Acho que é isso). O mesmo inspeciona o METAR, vendo se está tudo correto antes de lançar na rede. Esse foi o assunto das duas primeiras aulas, METAR.
 
No segundo dia de aula, Marcelo apareceu para assistir. Exatamente, o nosso professor de motores agora está fazendo o PP. Mais uma vez levou os pães-de-mel, agora ele vende. Mas só foi à aula três vezes. No mesmo dia houve um comentário sobre um avião da Azul que pousou em um aeroporto errado e Eduardo começou a contar…
 
“Vocês conhecem o aeroporto de Rio Branco? Alguém resolveu construir uma avenida paralela a pista de lá cheia de postes. Certa vez um Vasp foi pousar e alinhou certinho com a avenida. Dali a pouco só se via aqueles faróis, um monstro descendo e os gritos “ARREMETE, ARREMETEEE…” ’’ HAHAHA…
 
Professor Carvalho…
 
Na Nav temos um professor hilário chamado Carvalho que com certeza você conhece…
 

Apesar de ser criticado por alguns, o Carvalho sempre foi considerado um dos melhores controladores daqui de Recife e muitos sentem sua falta. Palavra de Comandante:
 

Soube que ele estava distribuindo cartas e fui mendigar uma, acabei ganhando uma ARC RIO-SP. Eu: “Carvalho, eu ouvi umas gravações suas na internet e ri muito. Não sabia se era verdade. E ele: “Pois é… Depois de velho na aviação a gente vai tomando certas liberdades…” Sempre no intervalo, quando estamos conversando com o pessoal da turma do Carvalho (Turma Bravo) ele chega e fala com os alunos dele… “EU JÁ DISSE PARA VOCÊS DEIXAREM OS COPILOTOS EM PAZ. VAMOS EMBORA COMANDANTES.” (Detalhe: O copilotos somos nós da Alfa). O Espetinho depois da aula:
 
Hugo e Filipe sempre nos chamavam para ir “Ali no espetinho depois da aula”. Nunca íamos. Certo dia, fomos quase todos e foi bem divertido. Demos muitas risadas, havia dois grupos, um de pilotos e um de comissárias. Hugo teve a brilhante idéia de juntar os grupos. Desde aquele dia, toda semana estamos lá, pilotos, comissários e até professores como Carvalho e Eduardo (Ninguém é de ferro). Marcelo nunca foi, disse que sua mulher é “braba”, ao que Hugo respondeu: “Não existe mulher brava, existe homem frouxo.” Lá surgem vários assuntos… De aviação (lógico) a religião. Esse último acho bem interessante discutir. Muitos dizem que religião não se discute. A minha opinião é diferente, acho que religião pode e deve ser discutida, acho saudável saber as idéias e a crenças das pessoas, é bom para conhecê-las melhor. O que não é correto é achar que sua religião é a verdade absoluta e tentar colocá-la a força na cabeça de outras pessoas. Tínhamos lá espíritas, evangélicos, católicos e “crentes em Deus sem religião definida” (eu), não lembro se tinha algum ateu, mas de qualquer forma ninguém foi desrespeitado pela sua religião e acabamos descobrindo que Hugo é um grande conhecedor da bíblia e de história também. Às vezes as pessoas acham que irreverência e inteligência não combinam, nosso amigo nos prova o contrário. Surgem vários assuntos naqueles banquinhos. De vez em quando olhamos para o céu e perguntamos: “E aí Eduardo, quantos oitavos?”
 
O dia em que Hugo virou Deputado:
 
Ainda no “Espetinho” Hugo começou a contar mais uma história: “Eu morava em Maceió e tem lugares lá que se você colocar um Litro de Whisky e dez latas de Red Bull na mesa, começa a juntar mulher. Mas certo dia estava meus amigos e eu num bar que tinha uma banda tocando e percebi que nós estávamos sem Ibope. Armamos um esquema lá e meu amigo foi falar com a banda. Depois de um tempo, a banda parou de tocar e falou: “Gostaria de dar as boas vindas ao Deputado de Roraima que está aqui.” E eu levantei da mesa sorrindo: “Opa, tudo bem?”. A banda continuou: “E aos seus assessores.” E os meus amigos também levantaram: “Obrigado, obrigado.” Não deu 5 minutos e a mesa estava cheia de mulheres.” O resto não dá para comentar. “O que acontece em Vegas, fica em Vegas.”
 
EDA em Recife:
 
No dia 30 de Outubro tivemos a apresentação da “Esquadrilha da Fumaça” na praia de Boa Viagem. Apesar de virem todos os anos aqui, não lembro a última vez que tinha visto uma apresentação (Aviador desnaturado). Ficamos de marcar para ir à praia ver a EDA juntos, mas só ficamos mesmo. No fim ninguém marcou nada, foi cada um por si e ainda encontrei Nuno (O portuga) e Jujuba (Lucas) por lá. Realmente dá para entender porque muitos decidem se tornar pilotos depois de ver a Esquadrilha. É impressionante. Sempre soltamos exclamações (palavrões) nos 45 minutos de apresentação. Ainda encontrei Fred Mesquita (Que está sempre no grupo do CP) por lá.
 
Isso é tudo por hoje. Espero que tenham gostado. Muito obrigado pelos comentários da semana passada e continuem, por favor. É muito bom saber o que vocês estão achando.
 
Até a próxima.
 
Estudar:
 
Performance de Motor e METAR.
 
“Lembre-se que o METAR é SEMPRE relacionado à Estação Meteorológica” Eduardo Lins.
Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)