Literatura de Piloto Privado – 5ª semana

posted in: Edson Alves, Textos | 1
Olá leitores e expectadores do Canal Piloto, bem vindos a mais uma Literatura de Piloto Privado…
 
Hoje irei falar exclusivamente da visita técnica que fizemos ao Aeroporto dos Guararapes.
 
A maioria das escolas e aeroclubes passam três meses dentro de sala de aula o tempo todo. A Nav é uma escola bem dinâmica e sempre faz algo diferente… Na quinta semana de aula fomos ao Aeroporto dos Guararapes aqui em Recife… Iríamos visitar um Airbus da Tam, o que a Nav sempre faz com seus alunos… Mas foi melhor do que o esperado…

Visita ao Aeroporto dos Guararapes
 
A visita ao aeroporto seria feita em três dias, cada pessoa deveria escolher o dia no qual desejaria ir, quarta, quinta ou sexta. Depois de muita conversa decidimos que nossa turma iria inteira na quinta feira e depois ficou decidido que as duas turmas de piloto iriam juntas.
 
Então a Nav marcou conosco às 19h30 min no balcão da Infraero… Eu marquei com Allan (um dos perdidos) mais cedo, pois iríamos à ANVISA emitir os cartões de vacinação internacional… Estava conversando com nossa amiga Lud e ela me falou que provavelmente a ANVISA fechava às 18 h. Então corri, liguei para Allan e cheguei ao Aeroporto às 17h30min. Para o meu azar fechava às 17hrs e para sorte do nosso amigo perdido, que chegou um pouco mais cedo, resolveram atender ele depois do horário (e eu não).
 
Eu não tinha o que fazer até as 19h30min então fui lá para cima com Allan ver os aviões. E o mesmo solta uma pérola: “E aquilo ali se mexe?”. Eu: “O que se mexe Allan?” e ele “Aquele ‘tunelzinho’”, foi quando percebi que ele estava falando do Gate. “Você não sabia? Oo” Ele: “Eu não.”. Haha.
 
Depois encontramos com Bruno, Filipe, Hugo, Marcos e Nuno e fomos comer. Tenho a ligeira impressão de que ganhei desconto de tripulante (Por causa do uniforme que era obrigatório), pois achei muito barato tudo.
 
Aos poucos foram chegando mais e mais alunos da Nav e quando deu 19h30min a Tam nos informa: “O avião só vai estar liberado às 23hrs.” Só restava esperar…
Até que nossos amigos disseram… “Tem um A330 da Tap que vai pousar logo logo. Vou ver se consigo nos colocar para dentro.” Dito e feito… A TAP autorizou a nossa entrada. E às 21hrs depois de pegarmos as credenciais da Infraero, saímos andando em fila, umas 20 pessoas vestidas de piloto pelo aeroporto até chegar ao Raio-X. Chegando lá descobriram que nosso amigo Allan guardava talheres na sua bolsa e o fizeram jogar fora. Saímos para o pátio e lá estava ele.
Após sermos revistados mais uma vez nos autorizaram a chegar perto do avião. Estava chovendo mas não nos importamos em um momento sequer. O Sr Jujuba o tempo todo pedia para tirar fotos (como sempre). Realmente éramos os mais empolgados. Ele o tempo inteiro olhava para mim e dizia “ISSO É LINDOOO EDSOOON! TIRA MAIS FOTOS, SÓ VAMOS TER OUTRA OPORTUNIDADE DESSAS QUANDO FORMOS COMANDANTES.” Hahahaha.
 
Antes de subirmos ficamos ali embaixo do avião enquanto nos explicavam algumas partes do avião. De repente, na pista ao nosso lado pousa um 744F do nosso lado…
Digamos que essa foi a hora em que mais foi dita palavrões na noite inteira. “É UM 747 CAR#$@%! Oo… Todos ficaram paralisados. Eu olhava para Lucas (Jujuba) e gritava “TIRA FOTOO!”, Ele: “Hã?”, Eu “TIRA FOTOO POR#$%&@$#!!!!”“. Foi aí que ele começou a tirar fotos, hehe… (Detalhe: Eu estava tão leso que só depois de uns 30 segundos percebi que também estava com uma câmera na mão)… Talvez vocês aí de SP, RJ, etc não entendam… Mas é raro ver um 747 em Recife. Pois geralmente o mesmo só pousa aqui pela madrugada, então para vê-lo é preciso morar perto do aeroporto, ter um carro e bastante disposição para ir de madrugada ao aeroporto vê-lo, e ainda assim de longe. 
 
Subimos no A330, e se por fora já é uma bela máquina…
Por dentro é melhor ainda.
Ficamos bem à vontade, pudemos andar por todo o avião, realmente é um “monstro”.
 
Passamos um bom tempo no A330 e pouco depois das 22hrs eu, que estava no Aeroporto desde as 17hrs, aproveitei a 1ª Classe para dar uma relaxada hehe.
 
Descemos, agradecemos e a equipe da Tam já estava a nossa espera. Enquanto o avião que iríamos entrar não pousava, nos passaram várias informações a respeito do mesmo. Coisas como “Em cada vôo no A321 de Recife para São Paulo a empresa gasta o equivalente a um carro zero”. Muito não é? (Dava para pagar minhas horinhas do PP hehe)
 
O avião pousou e lá fomos novamente, já passava das 23hrs,o cansaço começava a bater mas nada de desânimo. Um Sr muito simpático nos mostrou todo o avião por fora com os mínimos detalhes, passamos mais de uma hora vendo só a parte externa do A321.
Enquanto estávamos vendo a parte externa do A321, o 747 começou o pushback. Então por um momento o avião da Tam perdeu toda a atenção que foi voltada ao Cargolux. Estávamos bem ao lado da pista quando o 747 iniciou a corrida. A pista molhada dava um efeito ainda melhor, até o Mário da Tam parou para olhar a decolagem. Depois de admirar a decolagem percebi que tinha duas pessoas não muito normais embaixo da saída de ar condicionado do Airbus…
Clayton e Ludmila felizes da vida, cantando e se achando o máximo… Haha… São pessoas assim que provam que a felicidade está nas pequenas coisas…
 
Em seguida entramos no avião. Se no A330 já não tínhamos muitas restrições, no A321 não tínhamos mesmo. O avião era nosso. Vimos todo o material de emergência, é quando nós vemos a real importância dos comissários, totalmente capacitados para lhe dar com todas as situações.
 
E lógico o cockpit, Mário sempre muito simpático explicava tudo o que você perguntasse. Fomos ficando, ficando… Até que chegou nossa vez de entrar na cabine e ouvir toda a explicação. Todos já tinham ido embora, fiquei no último grupo… Ligamos bomba de combustível, sistema hidráulico… Segundo Mário, um bônus por sermos os últimos… Percebi que na verdade não existe isso de Boeing x Airbus quando você é o piloto, pois tenho certeza que 90% da turma preferem Boeing mas mesmo assim ficaram fascinados pelo Airbus. No dia que entregarem um avião de alta tecnologia na sua mão, não importa se é Boeing, Airbus, Embraer ou Bombardier, você vai querer pilotá-lo e só. 
 
Saímos de lá as 02h30min, todos extremamente exaustos, uns teriam que levantar as 06h00min para ir trabalhar mas tenho certeza que para todos valeu a pena.
Raphael foi me deixar em casa, fui dormir as 04h30min e acordei as 8hrs hehe… Nem preciso dizer que no dia seguinte metade dos alunos faltaram aula mas mesmo assim ainda teve o espetinho de lei.
(Da esquerda para a direita: Thiago, Felipe, Kauany, Guto, Pablo, Renato, Silva Filho, Raphael, Nuno, Marcos, Filipe, Allan, Hugo, Esqueci o nome, Marcos Crespúsculo (Não podia perder essa ahuauha). Embaixo: Bruno e eu.)
Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)