Literatura de Piloto Privado – 6ª Semana

posted in: Edson Alves, Textos | 0
Olá leitores e expectadores do Canal Piloto, sejam bem vindo a mais uma Literatura de Piloto Privado…
 
Pérolas de Hugo
 
Nosso amigo Hugo sempre solta suas frases filosóficas na aula… Aqui algumas destas ditas durante as aulas de Meteorologia…
 
Enquanto Eduardo nos ensinava como diferenciar as nuvens apenas olhando para o céu, Clayton fala: “Ah Eduardo, eu só vejo bicho nas nuvens. Bicho grande, bicho pequeno.” E Hugo lá atrás: “Pois eu só vejo mulher. Mulher do peito grande, mulher do peito pequeno…” Hehe…
 
Certa vez enquanto nosso professor explicava sobre níveis de vôo, fez a seguinte pergunta: “Qual a diferença entre nível de vôo 100 e 10000 pés?” Ao que Hugo respondeu: “Nenhuma, é igual a dois dedos melados de me**da.” “Como assim?” “Tanto faz cheirar um como o outro.”
 
Hugo falando sobre Jujuba e Ludmila: “Esses dois andam tão juntos mas tão juntos que deveriam formar uma dupla: Catinga & Deku.”
 
Aí está o nosso amigo Deputado…
 
Assuntos das Aulas de Meteorologia
 
Na quinta e sexta semana, estudamos:
*Diferenças de Pressão.
*Estabilidade térmica.
*NCC.
*Frentes.
*Atmosfera Padrão (ISA)
*Nuvens
 
Fim das Aulas de Meteorologia
 
A matéria acabou mas a amizade entre os alunos e o professor continuou. Eduardo sempre estava disposto a ir conosco para onde iríamos. “Espetinho?” “Vamos”. “Dá carona?” “Vaaamos” “Vamos marcar rodízio?” “Vaamos”, “Vamos fazer uma despedida da matéria?” “Vaaamos”. Independente de estar nos dando aula ou não, ensinando, brincando ou rindo da nossa cara, sempre está conosco (Além de ser leitor assíduo da Literatura de PP). Certa vez estava dando até conselhos ao nosso amigo Lucas sobre cursos, faculdade e carreira. É uma pessoa que hoje realmente não vemos como professor e sim como amigo. Com certeza nossos amigos quando forem comandantes lembrarão de suas primeiras aulas de meteorologia e o quanto foi importante a forma de ensino descontraída e ao mesmo tempo séria do nosso professor. (E ele não morreu)
 
Início das Aulas de Regulamentos
 
Na 6ª semana também começamos nossas aulas de Regulamentos de Tráfego Aéreo com o controlador de vôo mais irreverente e mais famoso do Brasil, nosso querido Carvalho.
 
Nosso professor de Regulamentos sempre começa a aula com algum vídeo relacionado a aviação (Ele confidenciou que isso ajuda a manter a turma calada para o mesmo começar a aula). Depois de passar seu primeiro vídeo, se apresentou (Não precisava).
 
“Meu nome é Carvalho, fui App durante um bom tempo… Trabalhei no Galeão, aqui em Recife, em Maceió também e em algumas outras cidades por curto período… Sou natural do Rio, me mandaram pra cá devido a um problema que tive. Na verdade me deram um “boa noite cinderela”, bateram em mim, eu sumi, todos achavam que eu tinha sido seqüestrado, mas uns 3 dias depois fui encontrado com a clavícula quebrada, meninas se quiserem dar um carinho fiquem à vontade. Estou aqui há mais de dez anos. E outra coisa, não esqueçam o “V” do meu nome, ele é muito importante. Tirem o “v” e vejam o que fica.”
 
O mesmo colocou seu telefone e e-mail no quadro, desenhou umas setas apontando para o chão e ficou embaixo (Ele é tão alto quanto eu)… Hehe…
(As únicas fotos que eu achei do dito cujo)
 
“Podem ligar a qualquer hora. De dia, de noite, de madrugada. Sempre que estiverem com alguma dúvida, liguem. Estou o tempo todo com meu celular, durmo com ele do meu lado. Se estou comendo estou com meu celular, se estou dormindo estou com meu celular, se estou no banho estou com meu celular, se estou (…) estou com ele também.” Todos começaram a rir e ele continuou… “É verdade, às vezes você só pode estudar depois que seu irmão deixar de jogar no computador, e talvez seja bem tarde. Se surgir alguma dúvida, me ligue. Uma dúvida feita na hora vale muito mais do que deixar para o dia seguinte, no dia seguinte não tem tanto valor. Mas se ligarem de madrugada, não comecem a me encher de pergunta do nada. Deixem eu me situar, saber quem sou e onde estou primeiro. Bom, é isso. O controle do ar-condicionado está aqui em cima. Quem sentir frio aumente a temperatura e quem sentir calor diminua, vocês que se entendam aí.”
 
Na primeira aula nosso professor falou sobre a história da aviação. História de Ícaro, Invenções de Da Vinci, Santos Dumont, Irmãos Wright… Falou o quanto a Segunda Guerra Mundial impulsionou a aviação de uma forma geral, etc.
 
Nas primeiras aulas também vimos “Abreviaturas”, se você está achando que seu professor vai pular essa parte, se enganou. Temos que saber SIM as abreviaturas. Mas damos ênfase a definição e não a sigla em si. Exemplo: Não ficamos na aula decorando que a sigla de Aerovia é “AWY”, e sim aprendendo que Aerovia são vias aéreas as quais os aviões seguem para chegar a um determinado destino. A sigla vem à sua cabeça automaticamente com o tempo.
 
Carvalho nesse mesmo dia contou como surgiu a expressão “OK DUCK.”
 
“A sigla O.K. surgiu na Segunda Guerra Mundial. Toda vez que os aviões voltavam dos combates, tinha uma rapaz que era responsável por contar quantos foram abatidos, então colocava no papel, por exemplo, 3 Killed. Com o tempo abreviaram para  3K. Quando nenhum avião era abatido, a sigla se tornava 0 k. Com o tempo começaram a falar a sigla e surgiu o famoso OK que começou a ser usado como sinônimo de alguma coisa boa. Tudo O.K. = Tudo certo.
 
Os pilotos militares americanos chamam os pilotos civis de Patos (Duck), pois os patos americanos são gordos e voam desengonçados. Então algum piloto brasileiro que foi lá ouviu alguém dizer isso e achou bonito e trouxe para o Brasil. De vez em quando escutamos por aí alguém falando “OK Duck.” Não falem isso, essa expressão é pejorativa, falta com respeito ao seu colega. Portanto, não usem.”
 
Carvalho falando sobre unhas
 
No meio da aula o App olha para Marcele e diz “Que legal a sua unha…” e senta ao seu lado: “Sabe o que você faz? Coloca jornal em cima da unhas e passa álcool, sua unha vai ficar cheia de letrinhas” e Ludmila se aproximou e disse: “É meesmooo? Vou fazeer isso…” Carvalho: “Você já viu aquele “craqueado” ? ” Elas: “É muito brega…” Carvalho: “Sabe o que vocês fazem para secar mais rápido? Coloca a mão na geladeira…” E ficaram um tempo falando de esmaltes, depois de um tempo Carvalho levanta e diz… “Eu já fiz amizade com as meninas, já passei na frente de vocês… ;) ”. Então cmtes se quiserem fazer amizade com as mulheres do seu curso, aprenda sobre esmaltes auhahua.
 
Perfil de Aviador
 
A partir de hoje, toda semana colocarei aqui informações sobre nossos colegas que estão sempre comigo, futuros aviadores, como todos nós “Com os pés no chão e a cabeça nas nuvens.” Pessoas às quais estou convivendo diariamente, mostrando como é possível fazer tão bons amigos no curso de PP em tão pouco tempo.
 
Lucas Albuquerque
 
Idade: 19 anos.
 
Características: Jovem sonhador, com uma força de vontade enorme, realmente vibra com o que gosta, raramente tira o sorriso do rosto, inteligente, aproveita a vida, gosta muito de tirar fotos (me usa como fotógrafo o tempo inteiro) e tenta aproveitar as oportunidades ao máximo (inclusive as de ir sem uniforme para a Nav).
 
Lucas como amigo: Disposto a ajudar, preocupado, capacidade de fazer os outros rirem, carinhosos com as meninas haha e parceiro pra tudo (E é meu fã).
 
Defeitos: Subestima certos assuntos em sala de aula, um pouco desatento e por vezes falta um pouco de responsabilidade e autodisciplina, além de tomar café na sala de aula (Haha).
 
Sonho de voar: Sonha em voar desde criança, ele não tem sangue na veia e sim querosene. Realmente se emociona com a aviação e não tem ninguém conhecido que trabalhe com algo relacionado ao meio, aprende tudo sozinho.
 
Lucas como futuro aviador: Com uma capacidade de aprender extremamente rápida, creio que voará com a maior satisfação possível, vibrará a cada instante e não deixará a rotina acabar sua paixão por nem um segundo.
 
Nancy Pernambuco
 
Nome: Nancy Pernambuco
 
Idade: 22 anos.
 
Características: Autêntica, amiga fiel, verdadeira, meiga, adora fazer as pessoas sorrirem e ama estar com os amigos, super divertida, muito palhaça mesmo, estar com Nancy é risada garantida  mas às vezes também é brigona e fria.
 
Nancy como amiga: Adora seus amigos, sem exceção e faz de tudo para deixá-los felizes, é carinhosa, cuida das pessoas que gosta e defende com unhas e dentes os seus amigos.
 
Defeitos: Bipolar, pode olhar para você agora e dar um sorriso e daqui a 5 min. mandar você… Deixa pra lá. :)
 
Sonho de voar: Conheceu a aviação através de uma prima que é Chefe de Cabine e se apaixonou. Fez o curso de comissária de vôo e hoje faz o PP.
 
Nancy como futura aviadora: Apesar de agitada e por vezes impaciente, demonstra ser responsável em tudo que faz. Acredito que num avião estará totalmente focada pois é muito determinada em tudo que faz.
 
Respostas dos comentários da Semana Passada:
 
1)Nancy, você não tem mais o que falar :)
 
2)Muito obrigado pela correção Co-piloto Renato, então saímos do aeroporto às 03h40min então.
 
3)Realmente, Rodrigo e Moreira, seria muito legal se todos os aeroclubes fizessem mais aulas práticas, eventos, etc.
 
4)Athos como falei para você, leio todos os seus posts e acho todos muito bons. Às vezes não tenho tempo de comentar, mas farei o possível. Grande Abraço.
 
5)Felipe que bom que você se sente mais a vontade lendo os textos… Não tinha como tirarmos mais fotos porque tinha bastante gente para entrar no cockpit e o tempo voa, mas só para não passar em branco…
 
6)Rafael, concordo com o Lucas Nonato, deve ser em torno de um Kia Soul Flex. Haha
 
7)Muito bom Lieberti, que bom que aí fazem isso também… Só não entendi uma coisa… Eu sonho em entrar num Embraer 190 e você gostou mais do gás Hélio? Auhauha
 
8)Ithiaguin, isso não é Congonhas, é Recife hehe. Seria bem legal ter aulas com o Sales mesmo.
 
9)Igor, o nome da minha escola é Nav Treinamentos. Atualmente também estamos indo muito ao aeroclube ver os aviões, falar com mecânicos, etc. Como João Pessoa é perto daqui, podemos marcar em um dia num Fim de semana para irmos lá com o pessoal da Nav. Qualquer coisa é só mandar e-mail.
 
10)E também muito obrigado pelos comentários Alessandro, Bruno Carvalho, Adriano Motta, Otávio Tavares, Eduardo S., Guilherme, Paulo H. e Mauro.
 
Tem uma história engraçada, emocionante ou no mínimo curiosa do seu PP para contar? Mande-me um e-mail e eu (mentira, o Sales) publicarei aqui no Canal Piloto.
 
 
Não se esqueçam de comentar. Bons voos a todos.
Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)