Literatura de Piloto Privado – 7ª semana

posted in: Edson Alves, Textos | 0
Olá leitores e expectadores do Canal Piloto, sejam bem vindos a mais uma Literatura de Piloto Privado…
 
As aulas de Regulamentos continuam…

Na segunda semana de aula com Carvalho vimos o capítulo de definições do livro, também estudamos sobre Comar, Cindacta, SRPV,áreas restritas, proibidas e perigosas.

O mesmo explicou o motivo pelo qual não podemos o voar em determinadas áreas.

“Ali em Itamaracá, por exemplo… Os pássaros fazem amor ali. Imagina os coitados lá e do nada aparece um avião. E os peixes-boi coitados, só fazem amor UMA vez por ano e quando estiverem namorando lá com as peixes-vaca você aparece na po**a de um Boero. Assim não dá. Aqui em Recife temos a área de treinamento do Aeroclube. Por isso na carta aparece como restrita. Às vezes pode estar ativada e outras não. Se um Cmte decidir que vai voar por lá assim mesmo, não tem problema, ele pode, mas a responsabilidade é dele. Há pilotos inexperientes ali. Se algum pilotinho desavisado ver o seu 767 vindo, não saberá o que fazer e talvez jogue o avião dele contra o seu.”
 
(Itamaracá)
 
Fraseologia

Carvalho também nos explicou como funciona a Fraseologia Padrão. E falou que por vezes a própria fraseologia torna o entendimento confuso…
 
“Imaginem o Comandante pedindo autorização para decolar e a Torre responde: “Negativo”. Então o cmte olha para o lado e pergunta:
 
 “Ele falou afirmativo ou negativo?”
 
 Copila: “Acho que ele falou Afirmativo”
 
 Cmte: “Acho que foi negativo.
 
 –Torre confirme… Afirmativo?”
 
Torre: “Negativo”
 
Cmte: “Negativo que é afirmativo?”
 
Torre: “Afirmativo”
 
Cmte: “Afirmativo que é afirmativo ou Afirmativo que é negativo?”
 
Dessa forma complicava tudo. Então hoje não se diz mais “Afirmativo” e sim “Afirmo”, mesmo assim ainda há muita coisa que atrapalha. Muitos controladores novatos ficam procurando como dizer certas coisas na fraseologia padrão e têm medo de falar normalmente. Se ele pedir para você atrasar seu vôo um pouco porque tem outro avião à sua frente, o mesmo não informa o motivo. O Cmte tem o direito de saber, afinal atrasou a sua viagem e está gastando mais combustível. Depois que o Cmte insiste muito eles respondem “Tráfego”, só isso. Os pilotos não podem ficar sem informação, ela deve ser passada na fraseologia padrão ou não.”
 
A Chegada de Elton Correa
Nessa semana tivemos a chegada de Elton Correa, na verdade ele não entrou no curso. Ele falou comigo porque me viu no Grupo do Canal piloto, disse que era de Recife e que iria começar o curso de Piloto Privado em breve e estava procurando alguém que lhe pudesse passar informações. Deu-me uma carona até a Nav e ficou por lá conosco. Conheceu a turma, Carvalho, depois comprou os livros e agora está estudando bastante. Sempre está conosco. Essa semana ele disse que somos a dupla “BORA BOA”… “Edson, bora?” “Boraaaaa.”
 
Grupo no Facebook

As nossas aulas são das 19hrs às 22hrs, a maioria dos alunos trabalha e o tempo que nós temos para conversar na aula é pouquíssimo. Todos já chegam em cima da hora e o intervalo dura apenas 15 minutos. Resolvi fazer um grupo no Facebook só com os alunos do PP da turma 16. O resultado foi ótimo, um ótimo lugar para compartilhar informações, materiais, curiosidades, e onde nós também podemos conversar à vontade. Aconselho todas as turmas de PP a fazer o mesmo. É uma forma muito boa de aproximar os alunos, de estudar e brigar também (Hehe). Depois adicionei Mônica (a mãe da Nav) e Eduardo (Professor de meteorologia), não adicionei Carvalho também porque o mesmo só aceita mulheres em seu Facebook (O pior que é verdade), pedirei para Nancy fazer isso por mim qualquer dia. O chat do facebook também é indispensável, é lá que conversamos sobre os mais variados assuntos. Aquele chat tem muita história para contar.
 
Bocejo = Presente de Deus.
 
Durante uma de suas aulas Carvalho viu alguém bocejando (Se eu não me engano foi Jujuba). Ele nos explicou que o bocejo nada mais é do que um presente de Deus.
 
“Se você estiver acordado duas da manhã, em frente ao computador Papai do Céu olha para você lá de cima. “Fulano já tá na hora de ir dormir.” Então ele manda um bocejo através de um anjo, pois só assim você sabe que ele não te abandonou e que esta na hora de ir deitar pois amanhã tem trabalho. E às vezes o presente de Deus é tão valioso que todos que estão ao redor também recebem o recado do anjo e  bocejam juntos.” Nessa hora ele olhou para Lucas e disse: “Os seus não são presentes de Deus, são falta de educação mesmo. Fica aí fazendo essa zoada toda.”
 
Perfil de Aviador
 
Reforçando o que eu disse semana passada, acho muito importante fazer amigos, conhecer pessoas no PP. Então coloco aqui as características dos meus colegas pois você pode encontrar pessoas parecidas no seu curso.
 
Renato Silva
Nome: Renato Silva
 
Idade: 24 anos
 
Características: Apaixonado pela aviação (Se estivermos no aeroclube e o helicóptero do Samu decolar 15 vezes, ele vibrará as quinze). Sincero, solidário, humilde. Enfrenta com determinação os seus problemas e assim como a maioria sempre está disposto a ajudar. 
 
Renato como amigo: Renato se importa muito com seus amigos, sempre quer saber se estamos bem. Sempre manda mensagens desejando um bom dia, nos trata muito bem.
 
Defeitos: Por vezes sua timidez passa uma impressão falsa de si mesmo. Pode parecer imaturo, apenas uma falsa impressão.
 
Sonho de voar: Sempre sonhou em voar, desde que nasceu. Não importa quantos aviões passem, ele vai olhar pra cima. Está extremamente ansioso para começar a voar. Todo fim de Semana me chama para ir ao Aeroclube.
 
Renato como futuro aviador: Apesar de sua extrema emoção não deixará isso atrapalhar em seus vôos. Demonstra ser tranqüilo e sabe lidar com as situações muito bem.
 
Elso Filho
 Nome: Elso Filho
 
Idade: 32 anos. (Pois é, foi colocado no formol)
 
Características: Elso é bastante dedicado e estudioso. Mesmo faltando muito devido à sua profissão (Comissário de vôo) sempre liga perguntando o que aconteceu na aula e estuda MUITO. Extremamente simpático e bem humorado, vira amigo de todos por onde passa.
 
Elso como amigo: Elso trata seus amigos extremamente bem, sempre atende a todos com um sorriso no rosto. Ajuda sempre que pode e nunca os trata mal.
 
Defeitos: Ser comissário. (Brincadeira uahuauha). Sem comissários a maioria dos vôos não seria possível.
 
Sonho de voar: Como já citado, Elso é comissário, dessa forma o mesmo vive a aviação de perto. Depois de passar um ano nesse meio o mesmo decidiu seguir o exemplo de alguns de seus amigos que trocaram a galley pelo cockpit.
Muito obrigado a todos pelos comentários da semana passada.
 
Todos os comentários são muito bem vindos.
 
Qualquer coisa, mande-me um e-mail.
 
 
Não se esqueçam de comentar. Bons voos a todos.
Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)