“Só quem voa sabe o motivo pelo qual os pássaros cantam”… Esta é uma frase de autoria ainda desconhecida, apesar de já ter sido atribuída a vários nomes, mas que dispensa qualquer explicação para um piloto. E se você chegou até aqui para ler esta coluna sem ainda ter voado, pode não saber ainda o real significado da frase, mas sentirá isso muito em breve aí dentro e também não saberá explicá-la!
O.L.A. Tripulação!! Meu nome é Helena Gagine – sim, eu sou mulher!… Sou uma profissional de RH, professora de formação e, como uma das principais características da minha espécie é ser multifuncional, também sou Piloto de Helicópteros. Estarei aqui, quinzenalmente, para falar sobre o fantástico mundo da Aviação de Asas Rotativas.
Temos uma infinidade de temas práticos para abordar nas colunas, mas estava em dúvida sobre como iria começar e passar a vocês tudo o que eu vivi e ouvi nesses primeiros três anos de aviação. Então, decidi começar pelo começo…
A aviação surgiu na minha vida como um sonho. Nunca tive ninguém na família ou no círculo social que tivesse qualquer ligação com o meio, muito menos assisti isso em novelas ou noticiários. Na adolescência queria ir para a AFA (Academia da Força Aérea), mas mulheres ainda não podiam pilotar (e olha que nem sou tão velha assim!).
Guardei o sonho comigo, segui em frente com outra formação e carreira, até que um dia fiz um voo panorâmico de helicóptero no litoral e, dessa vez, não passei ilesa… Não foi possível deixar pra lá.
Logo no começo também aprendi que a aviação não é feita só de máquinas, não! Parece óbvio, mas muita gente se esquece de que ela também é feita de pessoas, criaturas incríveis que me receberam, ajudaram, fizeram gargalhar, chorar e ensinaram tanto pela dor como pelo amor.
Várias passaram, mas tem aquelas especiais, que estão comigo até hoje, lado a lado, acompanhando e participando de cada passo dado nesse caminho longo, árduo e extremamente prazeroso.
Muitos dizem tratar-se de um vírus, uma bactéria ou a tal da picada da mosquinha, mas o fato é que tem coisa que a gente escolhe e tem coisa que escolhe a gente…
Você verá que não há inspeção de saúde feita pelo HASP, nem internações no Aeroclube nos finais de semana, nem ANAC, nem falta de dinheiro para pagar as horas de voo – até porque na grande maioria das vezes, você nem sabe como vai pagar e acredite, até agora eu não sei como paguei as minhas – muito menos os “instrutores Evil”, enfim, nenhuma dificuldade te fará desistir quando você descobrir o motivo pelo qual os pássaros estão cantando… É avassalador!
Imagem: Arquivo Pessoal
E quando esse ser, o PP ( Pensa que é Piloto) for despertado aí dentro, você passará a andar com seus pés na terra, mas com o coração e os olhos voltados para o céu…
Hoje fico por aqui, mas estarei de volta em 15 dias com nosso primeiro tema… Até lá!
“Livre Pouso, no Canal Piloto pro corte. Boa!”
Helena Gagine