Livre Pouso 02

posted in: Helena Gagine, Textos | 9

“Indecisão é quando você sabe muito bem o que quer, mas acha que devia querer outra coisa”

O.L.A. Srs. passageiros, eu sou a Cmte. da Coluna Livre Pouso e cumprimento todos a bordo em nome do Canal Piloto. Tripulação, portas em automático, hoje vamos falar sobre a indecisão…

Você já decidiu que será piloto, foi aprovado na Inspeção de Saúde, está nos finalmentes do seu Teórico do PP e chegou a hora de definir a escola onde baterá suas asas pela primeira vez. Se você já fez a sua escolha, meus parabéns por ser assim tão decidido! Na minha espécie isso não funciona assim…

Nós mulheres geralmente ficamos entre duas coisas: a dieta que começa na segunda ou o brigadeiro depois do almoço de hoje, o sapato caqui ou o bege, o esmalte vermelho ou o bordô, a escola de pilotagem Alfa ou a Charlie… Enfim, essas coisas de mulher… Você pode não ser da minha espécie, mas se estiver na situação de indecisão entre escolas, contarei aqui um pouco do que eu vivi.

Antes de qualquer investimento de tempo e dinheiro, é muito importante que você já tenha feito um Voo de Incentivo para ver se realmente é isso o que quer. Tem duração de 30 minutos, é feito por qualquer escola e será o seu primeiro check: verificar se realmente gosta de helicóptero e se sente confortável voando.

É comum as pessoas enjoarem ou não confiarem na máquina e não é difícil encontrar gente que descobre verdadeiro pavor!

No meu caso, o incentivo foi um voo panorâmico de 10 minutos, tempo suficiente para revelar uma verdadeira paixão e me transformar em uma nova criatura. Desde então um canal se abriu e, como num passe de mágica, conheci uma pessoa diferenciada e inspiradora, com brilho próprio, com quem fiz mais um voo e recebi as minhas primeiras lições teóricas.

Depois disso, disparei emails para TODAS as escolas do Campo de Marte pedindo orientações e foi quando eu cheguei à primeira da minha busca. Era a menor, ela só tinha duas máquinas, mas o instrutor realmente gostava muito do que fazia. O piloto me deu várias explicações, além de fornecer o encaminhamento para a Inspeção de Saúde no HASP. Foi o primeiro contato com um excelente modelo no quesito instrução, atenção e orientação ao aluno.

Meses depois, iniciei o Curso Teórico de PPH. Éramos 20 alunos, 2 mulheres e não chegamos a 10 os que seguimos adiante. O maior presente que trouxe do meu PP foi um grupo de 6 grandes amigos e nós não nos desgrudamos mais, é uma amizade linda e que perdura até hoje.

Durante os intervalos das aulas eu e minha turma visitávamos as escolas para conhecermos a estrutura, instrutores/representantes e tentávamos negociar preços em pacotes coletivos (peixe urbano nem existia, hein!). Entretanto, ainda que tivéssemos os mesmos ideais, somente 2 de nós seguimos na mesma escola e a escolhemos separadamente.

Em uma destas visitas, tivemos o contato mais vantajoso no quesito preço, pois conseguimos uma escola que facilitava bastante o pagamento e aceitava contra propostas de todos os tipos, o que representava uma bela ajuda para quem está começando.

Em outra, conhecemos uma escola TOP, que imaginávamos como modelo, tinha alojamento, salas equipadas, material didático impecável, manutenção, cursos extras, um representante experiente… E nos deparamos com o que havia de melhor no quesito estrutura e frota.

E depois de outras tantas visitas, ainda não estava satisfeita… Então, visitei sozinha a última escola. Um dos melhores e mais inusitados (para não dizer exótico) professores que já tive no Aeroclube era instrutor lá, entrei para tomar um café e conheci outros instrutores que ali estavam. O representante, bastante conhecido por todos pelo seu estilo “Evil” de ser, me atendeu super bem e, com muita paciência, esclareceu dúvidas e conversou bastante comigo.

Discutimos algumas horas sobre instrução, segurança, procedimentos, histórias da aviação e ele fez o que ninguém ainda tinha feito. Visitamos o local onde eram feitas as manutenções da frota da escola, seguimos para o interior do R22 e lá ele me explicou a cabine, dando uma amostra da filosofia da escola e iniciando uma primeira aula prática. Lembro que ele dizia “Isso aqui é o cíclico, não tem o que inventar! Segura com a mão direita e apoia o braço no seu joelho”.  E assim, o último e mais importante quesito foi preenchido… o da identidade e afinidade.

Última dica, independente de qualquer coisa, é muito importante negociar bem os seus pacotes de horas e, se possível, ter uma reserva financeira para pagá-los até o final do curso (ou bem próximo disso). Não se envergonhe de conversar sobre o assunto com a sua escola. Negocie sim! Afinal de contas, estamos falando de um alto investimento e de um passo importante na sua vida!

Avalie os quesitos com bastante cuidado, converse com pessoas mais experientes, faça seu próprio check list com outros pontos que julgar importantes… and… make your choice !!

“Sabemos que a escolha da cia. aérea é uma decisão do cliente, obrigada por escolher o Canal Piloto!”

Nos vemos em 15 dias… “Livre Pouso pro corte. Boa!”

Helena Gagine 

Renato Cobel
Redes