Na vida, quanto mais se vive, mais se sabe. Já na aviação, quanto mais se sabe, mais se vive … O.L.A. Srs. Passageiros! Sou o Comandante desta Coluna e cumprimento a todos em nome da Tripulação do Canal Piloto.
Realizamos voos de instrução, testes, taxi aéreo, executivos, panorâmicos, acrobáticos, fotográficos, offshore, pulverização agrícola, combate a incêndios, resgate aeromédico, policial, inspeção de linhas de eletricidade ou gasodutos, rastreamento de veículos, reportagens, fiscalização, mapeamento geográfico… ufa !! Parece que somos mesmos necessários e que temos 1.001 utilidades!
Só que estas atividades são realizadas mediante proximidade com o solo e obstáculos de diversas naturezas, meteorologia e suas variações abruptas, limitações da máquina, tudo isso aliado a um grande número de pilotos cansados, trabalhando sob pressão, com pouco preparo e nenhuma consciência das fatalidades que seus abusos e descumprimento de regras podem causar.
Ou seja, de que adianta ser tão útil, se nossas operações (ou missões) acabam nos colocando no limite, até mesmo ultrapassando as condições de segurança? Se não nos cuidarmos, não seremos úteis assim por muito mais tempo!
Segundo dados do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes), os helicópteros contribuíram com cerca de 13% dos acidentes, sendo o Fator Operacional o responsável por mais de 80% deles.
Como o nosso setor só tende ao crescimento por causa do pré-sal, copa do mundo e olimpíadas (tomara!) e eu não quero nenhum leitor meu virando estatística, seguem algumas regras básicas da boa convivência exaustivamente repetidas pelos INVHs mais velhos… digo… mais experientes:
- Inspeção pré-voo e check de cabine são obrigatórios, faça-os !
- O combustível é responsabilidade do Piloto, não delegue!
- Obedeça aos Regulamentos de Tráfego e Regras de Segurança, elas existem não só para te proteger, mas para proteger os outros de você.
- Opere somente equipamentos para os quais esteja habilitado.
- Manter-se sóbrio te manterá vivo!
- Mantenha velocidade e altitude coerentes.
- Já ouviu falar sobre limites de Peso, Balanceamento e CG? Não decole se não souber!
- Ciente das condições meteorológicas? Proteja a sua cauda!
- Em hipótese alguma deixe que sua audácia sobreponha sua perícia.
Desde quando eu era um PPzinho me ensinaram que “piloto bom é piloto vivo!”. Claro, o bom piloto não é o que sai de uma situação de risco, mas sim, o que nem chega a entrar nela. Por isso, pense e atue sempre com segurança! Lembre-se de que seu melhor equipamento está a apenas alguns centímetros dos seus ombros…
A aviação agradece e eu mais ainda, se tiver o privilégio de cruzar com um piloto consciente e com altos padrões de segurança em suas atitudes. E por falar em encontros, fiquem ligados no próximo CP Cast, episódio 26…
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=8alR96JQGJs]
Hoje vou deixar um vídeo que não me canso de ver… Mas atenção, não tente fazer isso com um R22 e nem com menos de 5.000 horas de voo, ok? Ah, e pode ter certeza de que eles fazem NACELE até hoje, viu!
Livre Pouso, pro corte!
Helena Gagine