Dizem por aí que o passarinho que comeu pedra sabe bem o peso máximo de decolagem… Já eu, só digo que navegar é preciso.
Antes de qualquer coisa, os cumprimentos de toda a tripulação pelo Dia do Aviador comemorado no último 23 de outubro, sintam-se todos calorosamente abraçados. Em tempo, minhas sinceras desculpas pela pausa desavisada da Livre Pouso, mas tive um motivo de força maior… Sabem como é… Tem coisas, que só a ANAC faz por você!!
Agora sim… Oscar Lima Alfa, queridos leitores! Hoje falaremos sobre a arte de navegar…
Para a minha espécie é muito fácil navegar, basta perguntar para o moço do posto e a gente sempre chega onde se quer! Simples assim, sem mistério… No meu caso, o moço do posto era um dos instrutores mais Evil da escola… Praticamente o bicho papão dos alunos!
Passando todas as dificuldades das manobras de solo, iniciamos os trabalhos de TGL (Touch and Go Landing), treinamento de aproximações e arremetidas para afinar os procedimentos de pousos e decolagens. Logo após, chegamos à fase de realizar o primeiro treinamento de Navegação, no qual você faz um voo bem mais longo do que o de costume e para onde não esteja habituado a ir. Juntamos tudo o que aprendemos até agora, falamos na fonia com outros Órgãos de Controle e ainda precisamos nos localizar.
A missão era sair de Marte para Itu, após, Sorocaba e retornar à Marte. Este tipo de treinamento precisa ser realizado com bastante planejamento e esta é a primeira vez que utilizamos duas das técnicas que aprendemos no curso teórico de PPH: Navegação Estimada e Navegação por Contato, mas deixarei para falar sobre isso um pouco mais para frente.
Na busca por uma boa alma que me ajudasse, me deparei com o Sr. Zangado Bicho Papão… “A Srta. tem WAC?” foi a primeira coisa que ele me perguntou. Obviamente, eu não tinha e quase pedi para sair nessa hora… “Só me apareça aqui na semana que vem se tiver essa carta, Srta!” foi o que ele me disse, carinhosamente e de uma forma muito gentil (só que não!).
Passada essa primeira abordagem ao estilo Mestre dos Evil, mais alguns trancos e solavancos, fui surpreendida por um Ser extremamente inteligente, um poço de conhecimento técnico… Um Professor Master! Tinha a impressão de que muito do meu aprendizado no curso teórico fez sentido só a partir daquele momento.
A princípio, fui apresentada ao ROTAER para checar as informações dos aeródromos por onde passaríamos, tais como cabeceiras e revestimento das pistas, tipo de abastecimento oferecido, frequência a ser utilizada, entre outros. Em seguida, passamos ao Suplemento AIP para checar as cartas destes aeródromos (ADCs) para nos localizarmos em suas áreas no solo, além das cartas de aproximação (VACs) orientativas para o caso de uma aproximação diferente do padrão previsto no Regulamento. Passamos pela AIS Web para checar se existia algum NOTAM (Notice to Airmen) que nos fornece informações complementares e atualizadas sobre possíveis interdições ou restrições naquelas localidades e, por último, o portal REDEMET para checar as condições do tempo.
O mais rico de tudo foi que, cada ponto explicado, era ligado a assuntos de Regulamentos, Conhecimentos Técnicos, Teoria de Voo ou Meteorologia. E assim se foi uma tarde inteira planejando aquela Navega com a maior dedicação.
Chegada a hora tão esperada no domingo, o voo acabou sendo com outro instrutor, aquele mesmo das primeiras vezes e que não poderia faltar à primeira navega! Apesar de toda a minha ansiedade, estávamos com uma sensação um pouco diferente e difícil de descrever, sensação de coisa errada… Por ironia do destino (ou da D. Meteoro), o tempo foi ficando meio estranho e eu tive outro aprendizado muito importante como PPzinho… Obedeça aos seus instintos! Obedeça sempre!
Passados uns 15-20 minutos de voo, vimos no horizonte uma camada espessa de nuvens, apesar do dia ensolarado. Obviamente o meu INVH já tinha decidido o que fazer, mas observando que eu estava enlouquecida pela viagem, ele brilhantemente resolveu iniciar o seguinte diálogo:
INVH: Qual é a sua decisão, Cmte.?
PPzinho: Acho que a gente deveria seguir e passar por cima dessa camadinha aí, porque lá na frente está visual!
Silêncio por uns instantes…
INVH: Cmte., vamos ver se você está estudando o manual… Se acender a Luz do Clutch, o que você faz?
PPzinho: Espero de 7 a 8 segundos (hoje são 10!), se não apagar, puxo o disjuntor e pouso imediatamente, preparando-me para entrar em autorrotação. (Pensei… ah, essa foi moleza!).
INVH: Certíssimo, muito bem, você está estudando, hein! Mas, e se neste momento, você estiver passando por cima dessa camada e sem contato visual com o solo para entrar em autorrotação, como na sua decisão anterior, como vai sair dessa pane?
Silêncio por mais uns instantes, imaginação de PPzinho fluindo e finalizada por uma ação na fonia…
PPzinho: Eurofarma, 180 pela esquerda, proa Arena Barueri… Lima Hotel Bravo
E a Navega? Foi abortada! Mas o aprendizado do dia foi que a D.Meteoro é maior do que qualquer conhecimento técnico que você possa ter! E outro ainda… Esteja sempre voando à frente da sua máquina!
E como ficamos? Missão dada é missão cumprida, Cmtes.! Não desafivelem seus cintos até a parada total deste equipamento, pois contarei a vocês como foi daqui a 15 dias!
Livre Pouso, pro corte, boa!!
Helena Gagine