“A única coisa que importa é colocar em prática, com sinceridade e seriedade, aquilo em que se acredita.”
Como professora, acredito piamente em que a capacidade de alguém não possa ser medida por uma simples avaliação isolada… A igualdade é antinatural e anti-histórica. Mas, porém, contudo, todavia… Ninguém conhecerá as suas próprias capacidades enquanto não as colocar à prova.
Oscar Lima Alfa queridos leitores! Hoje falaremos sobre o voo de check!! Seria um voo normal como qualquer outro, se não fosse pelo simples fato de ser este o divisor de águas entre o que você É e o que você quer SER… Principalmente quando estamos falando da concessão de licença para Piloto Privado (PP) e Piloto Comercial (PC).
No meu caso era realmente para ser um voo normal que completaria as minhas 45 horas totais, até recebi a ligação de um dos INVHs da escola me avisando sobre o cancelamento do meu voo daquela manhã devido às condições meteorológicas. Sim, é a D. Meteoro (aquela linda!) novamente nos agraciando com garoa e vento de 11 knots de velocidade (20 km/h), o que significa bastante coisa para um Robinson 22 ou para um PPzinho… Ainda mais juntos!
Fiquei bastante triste porque só podia voar de final de semana, mas quando estava me preparando para voltar pra cama naquela manhã chuvosa, eis que toca o telefone e era o INVH novamente:
INVH: Viu, em quanto tempo você acha que chega aqui?
PPzinho confuso: Como assim??? Você acabou de cancelar meu voo!! Estimado de 1 hora.
INVH: Então vem porque o Rangel quer te checar!
PPzinho seguidor de regras: Está chovendo e o vento está forte pra mim, é uma condição perigosa de voo para nós.
INVH confuso: Não tem problema, com o Rangel os limites são maiores.
PPzinho quase tendo um treco: Acho que não estou preparada pro check, preciso afinar algumas coisas ainda.
INVH esclarecendo: Não se preocupe, conversamos entre nós instrutores e achamos que você está bastante pronta sim… Você está vindo?
PPzinho no auge da insegurança e tremendo na base: Mas e se…
INVH perdendo a paciência: Helena, vem logo pra cá e faz o que você sabe fazer! – tu tu tu
Mal conseguia falar quando encontrei o checador na escola e ele, muito experiente e percebendo isso, me ofereceu um café. A impressão é que tudo estava diferente naquele dia… Não sei explicar, mas as pessoas estavam diferentes, a escola estava diferente e, até o Rangel, estava diferente!
Sério como de costume disse que a gente só decolaria se eu respondesse a primeira pergunta… Qual é a capital da Suécia? E eu já quase pedindo pra sair, olhei pra ele com “Cara de Ué, é isso mesmo?” porque eu estava esperando algo sobre manobras, manuais ou regulamento… E respondi meio que com um riso sem graça… Estocolmo? E ele… Isso mesmo, menina, estou calma, estou calma!!
E assim seguiu o meu voo de check, como uma grande, nova e muito proveitosa instrução. Um excelente bate-papo sobre carreira, postura, histórico e, obviamente, algumas demonstrações, perguntas e comentários sobre panes e manobras.
Passado algum tempo, eu entendi que não dá para esperar que o PP mostre ao checador estripulias e perfeições justamente porque, apesar de você Pensar que é um Piloto, você não é… Está nas fraldas ainda!! Então, a função do checador de um PP, basicamente, é verificar em que condições você conduz a aeronave, se você decola e pousa com segurança, enfim, verificar se você oferece algum risco para a aviação… Resumindo, se você consegue voar sem se matar.
Sem dúvida alguma, a licença de Piloto Privado é a mais importante das nossas vidas! Claro, é a nossa primeira! Pra quem achou na LP 04 que não iria sobreviver às primeiras horas de trabalho de solo, estar habilitada a pilotar uma aeronave é uma coisa muito marcante e significativa!
E, então, você passa de um nada na aviação… Para um nada com uma licença, a nossa primeira CHT (Certificado de Habilitação Técnica) ou o popularmente conhecido Brevê. E com muito orgulho, porque sabemos bem que não foi nada fácil chegar até aqui, e, agora, é só correr para o churrasco de check, que é a melhor parte e quase uma sessão descarrego desse período.
Como o assunto é check, a mídia de hoje veio bem a calhar e é muito especial pra mim… Vou dividir com vocês um momento muito íntimo da minha formação, depois de meses de estudo, suor, lágrimas e mais 60 horas de voo a partir do episódio deste texto, aconteceu o meu check de PC (Piloto Comercial). Essa foi a minha homenagem feita, obviamente que em momentos de descontração, aos meus instrutores, que sempre foram citados com o maior carinho e cuidado nos meus textos, cujas carinhas não poderiam deixar de serem mostradas aqui, afinal, sou o que eles fizeram de mim.
Pessoal, com uma série de mudanças acontecendo, nossa frequência agora será mensal. Então, novo texto em um mês… Até lá!
Livre Pouso, pro corte, boa!!
Helena Gagine