Livre Pouso 17

posted in: Helena Gagine, Textos | 1

Vitrine_Colunista_Helena_INVH_Canal_Piloto“The 3Cs of life… You must make a Choice to take a Chance or you life will never Change!”.

Oscar Lima Alfa queridos leitores!! Quero falar hoje sobre as nossas escolhas, pois, como na frase, acredito que só será possível a mudança que queremos em nossas vidas se aproveitarmos as oportunidades de realizarmos esta mudança.

Caminhamos até aqui, já somos PP – Pequenos Pilotos e estamos seguindo na busca do PC – Pequenos Comandantes. Muitas pessoas me escrevem perguntando sobre quais são os caminhos e como foi a minha trajetória na Aviação, então resolvi escrever sobre isso agora, pois, para esta Criatura que vos fala, o PC foi um divisor de águas e um momento de grande decisão na vida.

Como eu já comentei por cima em textos anteriores (LP01 e LP15), sou graduada em Letras, cheguei a lecionar em escolas públicas e dei aulas de redação para concursando, mas não era o que fazia o meu coração bater mais forte. Um pouco antes de me formar, comecei a trabalhar em uma grande empresa multinacional do ramo farmacêutico, onde fiz toda a minha carreira na área de Recursos Humanos. Concluí uma Pós-Graduação em Administração de Empresas e, com isso, extendi a minha atuação em Planejamento Financeiro, Gestão de Ativos, Desenvolvimento Humano e Organizacional… E, isso sim fazia o meu coração bater mais forte!

Entretanto, comecei a voar no meio do caminho, tinha uma carreira estabilizada e entre um pacote e outro de horas negociado com a minha Escola, a Rangel, fui dando continuidade naquilo que seria o meu plano B… Até o PC chegar… E eu descobrir que aqui deveria ser o meu plano A. O mercado para a minha carreira inicial é bastante aquecido e, então, recebi uma boa proposta para mudar de empresa… E mudei! Desta vez era uma companhia do ramo de varejo de luxo. Mas, apesar de gostar muito do que eu fazia, eu estava com o corpo no escritório e meu coração na Aviação. Não via a hora de chegar os finais de semana para que eu pudesse voar… Era a única coisa que me satisfazia plenamente.

Eu estava muito dividida e, quase no final do meu PC, não estava sendo boa profissional na empresa, me sentia um piloto bastante medíocre porque não tinha o tempo disponível que a Aviação demandava e me frustrei… É como um INVH, daqueles bem Evil, sempre me dizia “Pilotar essa joça com pé e mão, qualquer macaco aprende, quero ver qual é o seu diferencial!”.

E, então, com algumas reprovações na ANAC e depois de muito apanhar, saí da minha zona de conforto, da minha inércia, das minhas amarras aos meus padrões e tive o meu encontro comigo mesma, a Aviação me tomou por completo, preenchendo todos os espaços e me levando a destinos que eu nem poderia imaginar que seriam possíveis.

E hoje, mais do que nunca, eu posso afirmar que as adversidades desencadeiam reações e, ao reagirmos, podemos modificar o estado atual das coisas e transformar a nossa vida… Seja destemido com aquilo que bloqueia o seu caminho e não te traz progresso! Para todo “problema” existe uma gama de soluções ou adaptações. Adversidade é oportunidade… Oportunidade é novidade!

Acreditem criaturas pilotos, na Aviação, eu não deixei de usar nada do que aprendi até agora com a minha formação e experiência profissional. Muito pelo contrário… Este, inclusive, é o meu diferencial!

E é aí onde está o barato da vida! =]

Livre Pouso, pro corte, boa!

Helena Gagine 

Renato Cobel
Redes