Pela primeira vez desde maio de 2011, a Tam registrou um aumento na participação no mercado doméstico de aviação em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela ANAC.
No mês passado a companhia aérea respondeu por 41,87% do mercado doméstico, ante 41,01% no mesmo período do ano passado. Em relação a Junho também houve aumento, visto que naquele mês a participação havia sido de 41,05%. Vale lembrar que a Vermelhinha concluiu seu processo de fusão com a Lan, formando a Latam Airlines.
Porém, no acumulado desse ano, a TAM continua a mostrar recuo em sua fatia de mercado, o market share, de 40,03% nos sete primeiros meses de 2012, ante 42,45% no mesmo período do ano passado.
Enquanto isso, a Gol novamente apresentou um recuo, de 38,24% em Julho de 2011 para 32,95% no mês passado. Além disso, se formos somar a participação da WebJet, adquirida pela Gol há aproximadamente um ano, a participação do grupo é reduzida de 43,2% para 38,09%.
O cenário piorou mais ainda para a Laranjinha. Entre Janeiro e Julho desse ano, a Gol recuou de 37,63% para 33,92%, e se somada a WebJet o recuo é de 3,25 pontos percentuais, de 42,98 por cento para 39,73 por cento.
A Azul, por sua vez, viu sua participação de mercado crescer, passando de 8,97% em Julho do ano passado para 10,03% no mesmo mês deste ano. A Trip avançou de 3% para 4,68% do mercado doméstico, na mesma base de comparação. Vale lembrar que as duas empresas estão em processo de fusão. Durante esse ano, a Azul cresceu de 8,04% para 10,13% do mercado, enquanto a Trip avançou de 2,79% para 4,39% do mercado.
A Avianca segue avançando junto com as companhias ‘menores’, e registrou um crescimento de sua fatia de mercado de 3% em Julho do ano passado para 4,74% no mesmo período desse ano, de acordo com a Agência. No ano, o avanço foi de 2,73% para 4,98%.
Nos voos que possuem como destino o exterior, operados por empresas aéreas brasileiras, a TAM ficou com 87,11 por cento de participação de mercado. A Gol, por sua vez, apresentou market share de 12,89 por cento.
De acordo com a agência reguladora, a ocupação nas aeronaves em voos internos foi de 79,45 por cento no mês passado, ou 4,27 pontos percentuais acima da registrada um ano antes.
A demanda por transporte aéreo no Brasil cresceu 7,86 por cento em julho sobre igual mês de 2011, enquanto a oferta de assentos subiu 2,06 por cento na mesma base de comparação.
No acumulado do ano até Julho, a demanda total subiu 7,39 por cento e a oferta subiu 7,47 por cento.
O que poderia subir também seria o nível de contratação de pilotos e comissários pelas companhias aéreas, não acham?
Por Antonio Ribeiro