Às 20h da noite desse sábado (13), uma aeronave McDonnell Douglas MD-11, prefixo N988AR, sofreu um colapso em seu trem de pouso principal esquerdo ao pousar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Ninguém ficou ferido, mas o aeroporto está fechado desde o horário da ocorrência, já que o avião ainda está na pista.
Informações preliminares afirmaram que o avião teve um de seus pneus estourados, mas, após a averiguação por parte de equipes da INFRAERO e da própria Centurion, foi constatado que o trem de pouso principal esquerdo sofreu um colapso, ocasionando danos no motor esquerdo e na ponta da asa esquerda da aeronave.
Vanderlei Morelli, diretor da companhia, disse que a demora para o início dos trabalhos ocorre por conta da chegada dos equipamentos específicos para o reboque: “Como a aeronave, que pesa mais de 100 toneladas, ficou inclinada os trabalhos estão centrados em retornar o nível dos equipamentos para depois fazer a remoção”, explicou.
Com isso, todos os voos no Aeroporto foram cancelados, sendo que, só da Azul, que responde pela maioria do movimento, foram quase 150 voos afetados, entre partidas e chegadas.
A Tam afirmou que os passageiros foram levados de ônibus para os aeroportos de Guarulhos (SP) e Congonhas (SP). Um voo que vinha do Rio de Janeiro desembarcou em São Paulo e os passageiros seguiram de ônibus para Campinas.
A Azul divulgou uma nota, onde afirma que está “prestando todo o auxílio necessário aos clientes, de acordo com a Resolução 141 da ANAC, reacomodando-os da melhor maneira possível”.
A Gol afirmou que “os passageiros em conexão ou escala estão sendo reacomodados em outros voos da companhia. Aqueles com destino final em Campinas são transferidos entre Congonhas/Guarulhos (voos alternados) e Viracopos via terrestre”. Clientes com embarque em Campinas (SP) também estão sendo transferidos.
Com o aeroporto lotado, não são poucos os passageiros que reclamam do descaso das companhias aéreas. Longas filas, passageiros desinformados e nenhuma previsão para a retomada das operações fazem parte das operações do Aeroporto, ao menos entre a noite desse sábado (13) e desse domingo (14).
Caso os passageiros queiram fazer reclamações para a ANAC, eles devem usar o telefone 0800-725-4445. Não há um balcão de atendimento instalado no aeroporto, mas a agência informou que 15 agentes estão envolvidas na fiscalização, entre diretores, superintendentes e inspetores. Se houver algum problema, as companhias podem ser autuadas e, posteriormente, multadas.
A INFRAERO informou que a pista deverá ser reaberta às 20h desse domingo (14). O CENIPA deverá investigar as causas da ocorrência, e posteriormente deverá divulgar um relatório.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: G1