Desde que o trem de pouso principal esquerdo do MD-11 N988AR da Centurion Cargo sofreu um colapso, a aeronave encontra-se parada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Com isso, a Centurion Cargo gasta pelo menos R$ 203,66, por hora, em tarifas cobradas pela estadia do cargueiro no pátio do aeroporto. Até o fim de sábado (15), o valor acumulado que deve ser cobrado da companhia era próximo de R$ 293,2 mil.
Os valores somados até o dia 13 de Novembro pertencem à INFRAERO, sendo que, do dia seguinte até a retirada do cargueiro do aeroporto, o valor será pago para a concessionária que assumiu a operação de Viracopos.
Foram consideradas a soma entre a tarifa que a companhia americana paga ao deixar a aeronave em Viracopos, desde a retirada da pista (R$ 149,86 por hora); e o Adicional de Tarifa Aeroportuária (R$ 53,80 por hora). Ambas são reguladas pela ANAC.
A concessionária Aeroportos Brasil informou que o benefício do “pagamento a posteriori” é concedido às companhias. A assessoria informou que um boleto é emitido, a cada 30 dias, para cobrança dos serviços usados pela empresa no local.
Por enquanto, não se sabe se o avião será reparado e retirado do local ou se será desmontado e vendido como sucata ou aproveitamento das peças. Mas de qualquer maneira, a Centurion disse que toda operação precisa de um grande planejamento.
As assessorias da INFRAERO e da empresa Aeroportos Brasil Viracopos não confirmaram qual o valor total relativo às taxas cobradas no período.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Lana Torres