Nessa segunda-feira (14), o ministro da Indústria da Itália, Conrado Passera, afirmou que uma possível parceria entre a companhia de bandeira da Itália, a Alitalia, e a Air France – KLM seria muito benéfica.
Alguns investidores italianos do CAI, que comprou a empresa em 2008 por 1 bilhão de euros ( US$ 1,3 bilhões de dólares), pode exercer opções para negociar as ações, após o período de impedimento encerrado em 12 de Janeiro:
“A Itália tem uma grande oportunidade com a Air France. Seria uma vergonha desperdiçá-la”, declarou o ministro Passera a um jornal italiano.
Na época, Conrado liderou o resgate da empresa, sendo que ele era quem dirigia o banco Intesa Sanpaolo. Porém, o investidor disse que a aliança com o grupo franco-holandês não é para agora:
“A Alitalia precisa de tempo para reorganizar os custos, sempre que possível, e melhorar sua oferta comercial para aumentar as receitas de forma adequada”, disse Conrado.
Atualmente, a Air France – KLM controla 25% da Alitalia, disse em 7 de Janeiro que não havia nenhuma negociação em curso, apesar de rumores que possíveis negociações estavam adiantadas.
Qualquer venda de ações antes de outubro requer aprovação da diretoria da Alitalia.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Eurico Zimbres