Nova obra no Aeroporto Marechal Rondon custará R$ 77 mi

posted in: Canal Piloto Reporta | 2

Nessa quinta-feira (13), o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e o presidente da INFRAERO, Gustavo do Vale, assinaram a ordem de serviço da terceira etapa da reforma do Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá (MT). Além disso, a estatal inaugurou um novo prédio administrativo no aeroporto.

As obras da nova etapa do aeroporto compreendem a construção do novo terminal de passageiros e está orçada em mais de R$ 77,2 milhões. As obras devem terminar em Dezembro de 2013. Também estão previstos a reforma e a construção de um novo terminal de passageiros e um novo estacionamento para veículos.

O governo explicou que as primeiras etapas foram responsáveis pela entrega de uma pista de pouso e decolagem com grooving totalmente revitalizada.

Em Novembro de 2011, com a entrega do Módulo Operacional Provisório (MOP), foi concluída a primeira etapa das obras, seguido da segunda etapa, do novo prédio administrativo para possibilitar a demolição e construção do novo terminal de passageiros.

O Consórcio Marechal Rondon  (EngeGlobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia), vencedor da licitação, é quem está executando a obra.

Para uma melhor infraestrutura no aeroporto, estão previstas a construção de quatro pontes de embarques e desembarques que, segundo o superintendente de Empreendimentos, Magno Carvalho,  três delas já estão em Cuiabá. Também incluem a instalação de novas esteiras e serviços de TV link digital, que irá possibilitar a transmissão digital por parte das televisões.

Também serão atualizados o sistema de monitoramento de veículos operacionais e sistema de vigilância 24 horas, com mais de 800 câmeras, além da reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros.

De acordo com as estatísticas, passaram mais de 860 mil passageiros em 2008, enquanto em 2011 foram mais de 2,6 milhões. Após a conclusão da terceira etapa o aeroporto terá uma capacidade para receber 5,7 milhões de passageiros ao ano.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução 

Renato Cobel
Redes