Novo polo aeroespacial é criado em Minas Gerais

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Canal Piloto Reporta Canal Piloto Holandês cria conceito de Aeroporto Drive ThroughO Triângulo Mineiro ganhou, nesta terça-feira (3), o Polo Aeroespacial de Tupaciguara, que vai reunir um Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e uma fábrica de aviões. A implantação do Centro de Inovação Aeroespacial tem parceria com a Axis Aeroespacial e a Universidade Federal de Uberlândia, sendo esse o projeto pioneiro no Brasil. Foi anunciada a formalização da ordem de serviço para construir a Escola Técnica do Brasil, futura formadora de profissionais para o segmento, além de um convênio com a UFU, permitindo em um futuro próximo a fabricação de aviões AX-2 Tupã, para seis e oito passageiros.

Tupaciguara foi o município escolhido devido seus aspectos topográficos e logísticos, e por ser uma cidade próxima do curso de Engenharia Aeronáutica da UFU. As áreas de atuação na cidade mineira são de tecnologia espacial de ponta, como propulsão hipersônica e a laser. As aeronaves são apenas uma parte do projeto da fábrica. Há uma expectativa do polo ainda servir de atração para outros investimentos. “Estamos imaginando que depois de instalado, deve gerar mais de 4.000 empregos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tupaciguara, Fausto Ribeiro Machado.

Um dos futuros aviões produzidos no novo complexo levou oito meses de trabalho para chegar à versão que possui atualmente, que servirá para demonstrar a estrutura. O teste de equipamentos foi em outro modelo, o chamado “plataforma”, nada mais nada menos que um laboratório aéreo. O diretor presidente da Axis Aeroespacial, Daniel Marins Carneiro, explicou:“Isso nos permite ter uma noção muito interessante de ergonomia, interação de sistema, para que se minimize problemas ou possibilidades de problemas quando for partir para o protótipo da aeronave em si”.

A principal intenção é desenvolver tecnologias e para isso foram definidas parcerias. Em um galpão, por exemplo, vai ser instalado o laboratório da UFU. “Isso é muito positivo para os nossos alunos de graduação, dos alunos de pós graduação e não apenas para a engenharia aeronáutica, mas para todas as áreas de engenharia da universidade”, afirmou o pró-reitor de planejamento da UFU, Walder Steffen Júnior.

Por Antonio Ribeiro

Renato Cobel
Redes