O fim do canal Baixado e Travado

posted in: Videos | 11

Na madrugada de hoje, dia 11/08/2012 foi ao ar o último episódio do canal Baixado e Travado no Youtube, que até então veio nos proporcionando ótimas imagens, narrações e mensagens do âmbito da aviação de linha aérea pelo Brasil, sob o comando do Cmte. Luiz.

O canal encerrou suas operações em respeito aos novos regulamentos de uso de redes sociais apresentados pela companhia aérea na qual o comando trabalha. No momento todos os videos ainda estão no ar, mas a caixa de comentários de todos eles foram fechadas, não sendo possível mais escrever ou ler os comentários anteriores.

Por um lado, a companhia aérea ganhou uma excelente divulgação durante todo esse tempo, vendo que os videos foram compartilhados por milhares de pessoas, resultado melhor do que qualquer ação de marketing; porém quando se trata de Youtube, todos sabem como o público não pensa de duas vezes antes de comentar: Como vocês acham que um leigo por exemplo, iria interpretar um video mostrando uma aproximação perdida? – Pode ser que devido a exemplos equivalentes à esse, a empresa tenha decretado novas regras para preservar a própria “imagem” nas redes sociais.

É claro que inicialmente o público não gostou da notícia, uma página no Facebook pedindo a volta do canal foi criada e comentários de incentivo foram postados no Youtube, como:

“Tenho certeza que se metade os 7329 inscritos no baixadoetravado ligassem ou enviassem email à (empresa aérea) pedindo que criassem um canal no YT com o cmte Luiz como editor, ela iria ceder. Afinal, que empresa iria contra seus clientes?!”

Apesar de eu também ter aproveitado em muito os videos, tendo postado vários deles aqui no Canal Piloto, e tendo o Canal Piloto recomendado pelo próprio Baixado e Travado nos comentários do Youtube, não irei incentivar qualquer campanha de flood à empresa aérea via e-mail/telefone, pois caso isso desse certo, maravilha! Mas se não der, esse tipo de ação poderia complicar ainda mais o nosso amigo produtor dos videos: analisem os dois lados. Afinal, creio que ele pensou em tudo isso quando decidiu encerrar as atividades.

Mas como opinião pessoal, não concordo de modo algum com o resultado final, devido a todo o público que o canal angariou durante esse tempo, seria uma jogada de marketing muito melhor a companhia orientar/administrar o canal do que colocar em vigor regras resultando na extinção do mesmo. Comentários moderados, censura em alguns videos e vinhetas personalizadas iriam deixar felizes ambos os lados.

Infelizmente esse é mais um canal que foi extinto pelos mesmos motivos (é, não foi o primeiro)

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)